A importância de mensurar os resultados em comunicação

Toda organização realiza a mensuração de seus resultados para poder desenvolver um planejamento de ação para executar ao longo do ano. A ideia, com isso, é verificar os investimentos que deram certo e aspectos que podem melhorar. 

Ao fazer esta análise, deve-se observar muito mais do que o retorno financeiro. O estudo deve abranger todas as áreas, inclusive comunicação e marketing, para medir indicadores como interação, aproximação dos stakeholders e nível de autoridade da sua marca perante o mercado.

Como realizar uma mensuração em comunicação?

Existem diversas formas. A mais comum é pedir um relatório ao departamento de comunicação com as ações realizadas. Assim é possível verificar o que gerou um retorno positivo à organização. Vale lembrar que esse levantamento é mensurável e deve coincidir com as metas definidas pelo planejamento de comunicação. 

Você sabe como fazer? Seguem algumas dicas de ferramentas que podem te auxiliar nesse processo:

  • Google Analytics: Essa ferramenta poderosa do Google permite que você verifique os acessos ao seu site por uma plataforma bem intuitiva, além de mapear de onde veio o acesso (ótima mensuração para e-mail marketing) e tempo de permanência na página.
  • Clipping de notícias: O processo de clipagem de notícias ajuda a medir o nível de autoridade perante a imprensa. Esse recurso deve incluir, além do números e matérias veiculadas, a análise da qualidade da notícia, nível de abrangência do veículo e quais foram os impactos que a reportagem veiculada trouxe para a imagem da empresa.
  • Métricas de redes sociais: As redes sociais se tornaram um canal de interação entre uma empresa, seu público e possíveis prospects. Por isso, muitas delas têm investido nessa ferramenta como forma de gerar leads para seu negócio. As métricas de redes sociais são indicadores para medir o nível de interação como, por exemplo, os engajamentos dos posts, conteúdos compartilhados, curtidas e alcance da página.
  • Pesquisa de funcionários: A pesquisa interna de colaboradores é uma ferramenta poderosa para averiguar se a comunicação interna de sua organização está funcionando como deveria. Basta desenvolver formulários com perguntas e respostas, sugestão de melhorias, opiniões e diversos assuntos de interesse mútuo, que você saberá a eficiência da comunicação com os funcionários.

Essas são apenas algumas das mais variadas ferramentas para mensurar resultados em comunicação. Vale ressaltar que elas podem variar de acordo com porte e objetivo da empresa. Cabe ao especialista de comunicação verificar quais estratégias se enquadram nesse modelo.

Contratar serviços pode ser alternativa mais eficaz para sua empresa

O que muitas organizações fazem, independentemente do porte, é recorrer às agências de comunicação, assim como a WePlanBefore, para executar o trabalho. Por serem empresas especializadas, essas empresas entregam um pacote completo de serviços. 

Além de otimizar os processos em assessoria de imprensa, comunicação interna, redes sociais e eventos, elas também elaboram um relatório de mensuração de resultados completo e entregam ao cliente todo fim de mês. 

Terceirizar os serviços de comunicação é uma forma de profissionalizar ainda mais a divulgação de sua marca. Afinal, toda a estratégia será executada por pessoas experientes e renomadas que sabem desenvolver um plano de comunicação estratégica capaz de atender suas necessidades.Ainda está com dúvidas sobre como mensurar os resultados em comunicação? Mande um e-mail para nós: contato@weplanbefore.com.br . Nós podemos te ajudar!