Como melhorar a Comunicação Interna através do home office?

A prática do home office cresceu bastante nos últimos meses por conta do isolamento social – medida protetiva para desacelerar o crescimento do Covid-19. Muitas empresas, que antes trabalhavam de forma totalmente presencial, agora estão encarando este novo cenário. Um dos grandes desafios do home office está relacionado com a comunicação interna: como melhorar e torná-la clara e eficiente na mesma proporção que é presencialmente? 

O elemento principal para que isso aconteça de forma objetiva está no alinhamento das equipes em home office. Por mais simples que pareça ser, este é o ponto que precisa ser analisado com bastante atenção. É importante que todos tenham suas tarefas claras e estejam atualizados com o supervisor responsável pelo setor em que trabalham.

Melhorar a Comunicação Interna

Use o home office a seu favor

Um dos pontos altos do home office é o conforto de trabalhar em casa. Não precisar se locomover no transporte público ou perder horas no trânsito são hábitos que afetam diretamente na qualidade de vida e, consequentemente, no rendimento do serviço. A empresa também precisa deixar claro que mesmo à distância a rentabilidade não pode ser afetada. Então, é importante criar canais para que não haja falhas de comunicação, deixando claras as expectativas e prazos para a entrega dos trabalhos. Algumas estratégias de comunicação interna para melhorar o home office são:

  • Utilize as ferramentas disponíveis: Skype, Google Hangouts, Trello, Slack, Zoom. Essas são algumas das plataformas para realizar reuniões, manter a comunicação diária e organizar as tarefas. 
  • Comunicação nunca é demais: Na dúvida, opte por se comunicar mais. Crie um espaço para todos poderem expor novas ideias e tire as dúvidas deles. Falar nunca é demais, desta forma as chances de acontecer algum ruído na comunicação são menores. 
  • Seja amigável: Na hora de se comunicar, seja o mais amigável possível. A maneira de falar pode ser interpretada de forma diferente pela pessoa que está do outro lado. Por isso, lembre-se que o contato virtual precisa ser diferente do presencial. 
  • Horários: Deixe a equipe informada sobre os horários de cada um, quando e através de qual plataforma será possível fazer contato caso aconteça alguma emergência. O alinhamento desta parte é essencial para que todos se mantenham conectados. 
  • Reuniões: Crie o hábito de se reunir com a equipe pelo menos uma vez por semana. E em casos isolados, faça uma ligação particular para evitar mal-entendidos e juntos criarem a melhor solução para o problema.  

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