Comunicação com a Imprensa

A Imprensa é um dos públicos da organização, e ao mesmo tempo, os veículos de comunicação são meios de comunicação e multiplicação de notícias da empresa para os diferentes públicos. O objetivo é se tornar referência e fontes de informação. Atividade também conhecida como Assessoria de Imprensa, PR – Public Relation, ou Relações com a Imprensa.

Ações de Comunicação com a Imprensa

Apesar da função relações públicas estar muito atrelada à assessoria de imprensa, o verdadeiro RP está na construção da identidade, imagem e reputação das marcas, ou seja, abrange a Comunicação Estratégica com os diferentes públicos.

O jornalista – de jornais, sites, blogs, rádio e televisão – é um dos públicos da organização. Estrategicamente, deve-se manter os repórteres informados o que a empresa está fazendo, seus princípios, valores e perspectivas com o objetivo de construir elos e criar aproximação. Construir este relacionamento com a imprensa gera resultados efetivos de transparência e também permite que o jornalista saiba quem é a marca no momento de gerenciamento de crise. Por conta disso, faz sentido chamar de Comunicação com a Imprensa ou Relações com a Imprensa.

Assessorar o jornalista nas suas atividades do dia a dia também é uma função estratégica ao dar informações corretas que chegarão ao público, que muitas das vezes precisam delas para tomadas de decisões.

Imagem Representativa de Comunicação com a Imprensa

Comunicação com a Imprensa na WePlanBefore

Como essência do nosso trabalho, a WePlanBefore entende a realidade em que está inserida a organização e objetivos da marca e estabelece estratégias de comunicação da empresa com a imprensa em seus diferentes níveis. Por entender o processo de construir de notícia trazemos fatos relevantes para o mercado.

A construção da notícia está baseada em novidade, imprevisibilidade, peso social, proximidade dos fatos, número de pessoas envolvidas e quanto agrega de valor. Para estar nos meios de comunicação, importante construir este processo de construção dos fatos.

Como entregamos:

Todo o trabalho está baseado em planejamento e estratégia.

  • Planejamento Estratégico de Comunicação com a Imprensa;
  • Análise de Editorias x pautas;
  • Políticas de portas abertas/ Política de Transparência;
  • Política de porta-vozes;
  • Mensagens-chaves;
  • Encontro de relacionamento;
  • Press Kit;
  • Releases, comunicados e sugestão de pauta exclusiva;
  • Estratégia de SEO;
  • Acompanhamento de entrevistas;
  • Mensuração;
  • Assessoria de Imprensa em momentos de Gerenciamento de Crise.
Conheça também:
Open chat