Comunicação de risco para períodos de chuva: o que é e quais os fatores de sucesso?

Em tempos em que se discutem assuntos como desastres ambientais, a comunicação é uma peça-chave no gerenciamento de riscos. Os governos e instituições devem estar preparados com um plano de comunicação de risco para levar orientações técnicas e esclarecedoras para as comunidades.

Por isso, ao longo deste artigo, explicamos melhor o conceito de comunicação de risco, seus fatores de sucesso e quais as etapas da criação de um planejamento eficaz para os períodos de chuva.

O que é comunicação de risco?

A comunicação de risco é um processo interativo de troca de informações sobre riscos, ameaças ou perigos. Seu principal objetivo é orientar a população sobre os riscos iminentes e medidas que podem evitar danos à sua segurança e bem-estar. 

Ou seja, a comunicação de risco diminui a percepção do risco, como também cria uma conscientização, e torna o processo de informação eficaz para não ocorrer ruídos na comunicação que prejudicam as ações das organizações de proteção junto à população. 

Entenda a importância da comunicação de risco

  • Prevenção de pânico: a comunicação eficaz ajuda a evitar o pânico, fake news, ruídos e transmite informações técnicas para os diversos públicos sobre o que fazer e como agir em um momento de desastre/perigo, como uma forte tempestade, por exemplo. 
  • Tomada de decisões com base em dados: com informações claras e precisas, as pessoas tomam decisões sobre a sua segurança e bem-estar, incluindo de sua família. 
  • Segurança pública: papel fundamental em alertar o público sobre ameaças iminentes, como tempestades, desastres naturais, incidentes químicos, pandemias, entre outros. Trata-se de um salva-vidas ao informar e orientar em como agir. 
  • Confiança: quando há transparência na comunicação e cuidado com o outro, os funcionários tendem a respeitar, acreditar e confiar na organização. 
  • Não expor funcionários, estudantes e o público a cenários de ameaças visando proteger vidas. 

Diferença entre comunicação de risco e comunicação de crise

A comunicação de risco orienta a população sobre os riscos iminentes e medidas que podem evitar danos à sua segurança e bem-estar. Ela deve ser pensada a longo prazo de maneira prévia. 

Já a comunicação de crise orienta sobre a maneira de responder e recuperar os danos de um desastre, ou seja, existem efeitos concretos e precisamos lidar com uma série de consequências. 

Saiba quais são os fatores de sucesso na comunicação de risco

  • Realização de um plano que contemple prevenção, preparação, resposta e recuperação com foco nas sensibilidades e características do público-alvo;
  • Engajamento e envolvimento da liderança que podem garantir que a empresa esteja preparada para enfrentar e superar desafios.
  • Envolvimento dos públicos para a discussão e conscientização de modo a alcançar um entendimento;
  • Entendimento da percepção dos riscos existentes e agir para evitar a ocorrência de acidentes. 
  • Mobilização correta da mídia, pois a falta de um trabalho focado com a imprensa para relatar riscos é um perigo que pode culminar em uma emissão errônea de informações;
  • Definição da mensagem adequada para cada público. Essa mensagem também pode ser definida para a compreensão do receptor para que promova mudança de atitude;
  • Divulgação de informações dos canais oficiais das organizações.

Etapas de um plano de comunicação de risco para períodos de chuva

  1. Monitorar as ameaças climáticas – chuvas, ventanias, entre outros. 
  2. Identificar outras ameaças críticas e monitorar.
  3. Definir um Comitê de Resposta.
  4. Entender os riscos para as organizações e públicos.
  5. Estudar a área em torno da organização.
  6. Definir os níveis de alerta sobre um perigo ou risco iminente.
  7. Identificar os públicos internos e externos envolvidos.
  8. Mensagens-chaves claras e assertivas que comuniquem o risco.
  9. Definir os canais de comunicação.
  10. Comunicar e treinar os públicos.

Como a WePlanBefore pode te ajudar a desenvolver uma comunicação de risco 

A comunicação de risco impulsiona um diálogo transparente e a consciência coletiva sobre os eventos inesperados, garantindo que as pessoas, instituições e governos reconheçam e entendam a magnitude de cada risco para contê-los.

Nesse contexto, a WePlanBefore pode ajudar sua organização a construir um planejamento de comunicação de risco sólido e eficaz, preparando a sua empresa para respostas satisfatórias diante dos stakeholders chaves, fornecedores, consumidores, governo e comunidade.

O que achou deste conteúdo? Se quer saber mais, fale com um de nossos especialistas agora mesmo e descubra como podemos ajudá-lo!