Crise nas redes sociais: estratégias para prevenir e manter uma boa reputação da marca 

Uma crise nas redes sociais pode ocorrer quando há um evento inesperado, que pode ser interno ou externo, que afeta a confiança e a segurança da marca. Isso pode incluir desde vazamentos de dados, questões envolvendo personalidades públicas ou discurso de ódio. 

Dados do Relatório Gestão de Crise nas Redes Sociais e o impacto nas organizações, feito pela WePlanBefore, mostram que 55,1% das empresas não possuem um plano de crise atualizado e com pessoas chaves treinadas. As repercussões negativas nas redes sociais podem ter um impacto significativo na reputação da empresa, causando uma perda de usuários, confiança do público e valor de mercado. 

Sendo assim, é importante lidar com essas situações de forma estratégica, buscando uma resposta rápida e transparente às preocupações do público e a resolução adequada para cada caso. Por isso, te convidamos a continuar a leitura para conhecer estratégias para prevenir, gerenciar e manter uma boa reputação da empresa diante de uma crise nas redes sociais. 

Dados de empresas que possuem um plano de crise nas redes sociais

Apesar das redes sociais estarem no dia a dia das organizações há mais de dez anos, 55,1% das empresas não possuem um plano de crise atualizado e com pessoas chaves treinadas. Dado compilado do Relatório Gestão de Crise nas Redes Sociais e o impacto nas organizações, elaborado pela WePlanBefore. 

Outro ponto relevante do estudo é que 60,4% das empresas sequer possuem política de treinamento e simulados sobre crises nas redes sociais. Além disso, 51,4% têm o comitê de crise formado, e 48,6% não se preocupam com essa questão. 

Em relação a existência de política interna de conduta nas redes sociais para funcionários, 54,2% a possui e 45,8% não. A existência dessa política é uma boa prática de compliance para que as organizações estabeleçam regras de responsabilidade e controle para a presença de seus funcionários na mídia digital, ante o risco de vazamento de informações sigilosas, dados pessoais ou mesmo segredos da organização.

Estratégias para prevenir, gerenciar e manter uma boa confiança da marca nas redes sociais

Evitar crises nas redes sociais pode ser desafiador, mas boas práticas podem ajudar a identificar e minimizar o risco. Seguem algumas dicas:

  1. Pensar antes de postar: antes de compartilhar algo, considere como isso pode ser interpretado por diferentes pessoas e pode causar polêmicas.
  2. Conhecer o público: entender quem são seus seguidores e como eles podem reagir a determinados tipos de conteúdo pode ajudar a evitar mal-entendidos.
  3. Responder com cuidado: Se surgir um evento inesperado, é importante responder o mais rápido possível, com informações claras e precisas para não agravar a situação.
  4. Monitorar as interações: ficar atento aos comentários e mensagens recebidas pode ajudar a identificar problemas em potencial antes que eles se tornem crises.
  5. Ter uma política de comunicação: estabelecer diretrizes claras para a comunicação nas redes sociais pode ajudar a equipe a lidar com situações difíceis de forma consistente.
  6. Equipe de gerenciamento de crise: definir quem são os membros-chave da equipe de resposta à crise e quais são suas responsabilidades específicas durante uma crise.
  7. Aprender com as crises: após uma crise, é importante realizar uma análise para entender o que deu errado e como evitar problemas semelhantes no futuro.

Esteja preparado para lidar com as crises nas redes sociais, investindo em um plano de ação 

É impossível evitar completamente as crises nas redes sociais, mas um plano de ação e uma equipe treinada permite a organização estar preparada caso ocorra algum evento conturbado no meio digital da empresa e até mesmo para saber lidar de forma correta diante uma crise instalada. 

A WePlanBefore é expert na elaboração de planos de gerenciamento de crises nas redes sociais, orientando as empresas com o objetivo de identificar, dimensionar e tratar as consequências da crise para acelerar a recuperação e preservar a reputação da marca, além de torná-las mais resilientes e preparadas para enfrentar futuros desafios.

Se você deseja um planejamento para gestão de crise nas redes sociais da sua empresa, entre em contato conosco.