Reputação de empresas: 6 dicas para melhorar a do seu negócio

A tecnologia e os meios de comunicação são dois elementos indissociáveis da vida atual. Não é mais possível esquivar-se da conexão existente em grande porcentagem do mundo, afinal, as relações interpessoais extrapolaram o presencial e agora é possível conectar-se com qualquer pessoa em qualquer espaço. 

Essas relações possuem suas peculiaridades e a reputação de empresas na era digital é um dos pontos de interesse. Hoje em dia é possível, por exemplo, relacionar uma série de características que não precisam, necessariamente, ter a ver com o produto ou serviço ofertado e sim com a forma com que é construído esse relacionamento. 

Se há alguns anos o produto ou o serviço eram basicamente os únicos a serem analisados e julgados pelo público, hoje outras questões entram na somatória. Afinal, a forma como uma empresa, uma marca e seus funcionários se portam nas redes é determinante para o sucesso da mesma. 

Pensando nisso, trouxemos neste texto alguns problemas comuns e as soluções para que você possa resolvê-los ou pelo menos evitá-los. Confira!

6 dicas para melhorar a reputação de empresas

Veja abaixo alguns dos problemas mais comuns em relação a reputação das empresas e descubra como solucioná-los.

1. Saiba quem é o seu cliente

Conhecer o público-alvo é essencial para estabelecer uma estratégia e alcançar esse público. São pessoas de mais idade? São jovens? O interesse está no oferecimento de produtos aos pais de crianças? Cada público tem uma presença mais ativa em determinado tipo de mídia e isso também é importante para que o marketing alcance essas pessoas.

Ademais, a reputação das empresas está intimamente ligada à capacidade de realizar bem o seu marketing. Torná-lo íntegro e marcante é essencial para que ela seja sempre uma das primeiras opções para o seu público. As demandas desses públicos tendem a mudar de acordo com a faixa-etária, portanto, esta análise prévia é de extrema importância.

2. Atenção ao marketing online e offline

O marketing é um dos pontos essenciais para o sucesso de uma empresa. Trabalhar uma marca e torná-la conhecida do grande público é essencial para que no momento da compra de um produto ou serviço, esta seja sempre uma das primeiras opções entre os clientes. No entanto, não é preciso escolher entre uma opção online e uma offline.

Ainda que o marketing feito online seja muito mais acessível e barato, o marketing offline ainda deve ser considerado para o alcance do grande público. A força com a qual se deve escolher o tipo de marketing consiste em analisar o público-alvo, afinal, existe ainda parte da população que permanece atenta aos canais de televisão, por exemplo.

3. Atenção às demandas sociais

A sociedade está em constante mudança. Todos os dias surgem problemas e análises que devem ser levadas em consideração quando o assunto é a reputação de empresas e a imagem do negócio. O público está cada vez mais engajado nessas demandas, afinal, as redes sociais e a conectividade estão muito presentes.

Nesse sentido, não é sobre utilizar as demandas para lucrar com o produto ofertado e sim estar ciente de que essas demandas interferem em decisões importantes. O respeito, a integridade e o apoio a determinadas causas é algo que o público vem cobrando cada vez mais de suas marcas e empresas.

4. Engaje a marca em ações sociais

Existem inúmeros aspectos da sociedade que necessitam de melhorias e estão em debate entre o público. Escolher uma pauta para que a empresa a abrace é uma forma de conectar-se com determinado público. No entanto, é preciso se atentar às formas como esse engajamento é feito, afinal, a atenção do público está também focada nessas ações.

Polêmicas envolvendo empresas e causas sociais podem acontecer e é importante evitar esse tipo de situação, ou então saber resolvê-la. Um exemplo, a empresa Petz esteve envolvida em um escândalo envolvendo maus tratos a animais em algumas de suas lojas, as vendas caíram e foi necessário corrigir a situação de forma rápida.

O que eles fizeram foi trabalhar uma adequação de suas lojas e acabar com a venda de animais nas lojas, utilizando o espaço como centro de adoção. Assim, a marca acabou voltando a estar em consonância com as demandas de um público que busca, cada vez mais, a adoção de animais e não sua compra.

5. Realize campanhas com a participação ativa dos funcionários

Os funcionários são parte vital de uma empresa, são aqueles que vão contribuir e ajudar a criar a imagem do negócio. Sendo assim, envolver esses funcionários nas campanhas referentes ao marketing é muito importante para manter o bom funcionamento das campanhas. O público está ciente de que os funcionários são parte integrante da marca e isso deve ser considerado.

As redes sociais contribuem cada vez mais para a individualização de pessoas, ou seja, existe aí uma série de questões importantes, sejam para o bem ou para o mal. Se cada pessoa tem o direito às suas escolhas pessoais no âmbito privado, hoje essas escolhas podem ser cerceadas conforme o nível de exposição nas redes. A imagem dos funcionários também impacta sobre a imagem da empresa.

6. Contratar profissionais especializados em imagem e reputação

O problema referente à imagem e reputação de empresas pode ser solucionado por profissionais do meio que vão estabelecer estratégias e pensar formas de manter a marca em alta. A WePlanBefore, por exemplo, oferece os serviços relacionados a esses problemas muito comuns no mundo dos negócios.

Orientação às empresas sobre a melhor forma de criar uma marca sólida e de sucesso com apelo ao público e em consonância com as demandas sociais do momento atual. Assim, estes especialistas podem ajudar a manter sempre o melhor nível em qualquer situação que pode influenciar diretamente no bom desempenho da organização. Para saber mais sobre o assunto e conseguir dicas valiosas sobre como manter a sua empresa em evidência, confira o livro Caiu na rede e agora? Uma publicação direcionada às formas mais eficientes de redirecionar uma marca e torná-la relevante no mercado.