Comunicação de Crise
A comunicação de crise está dentro da estrutura de Gestão de Crise e refere-se ao conjunto de estratégias, ações e mensagens desenvolvidas e implementadas por uma organização para gerenciar e responder efetivamente a situações de emergências, desastres ou crises diante dos diferentes públicos. Comunicação é uma das atividades a serem cumpridas dentro das estratégias de Gestão de Crise, ou seja, no processo de prevenção e preparação.
O objetivo da comunicação de crise é minimizar danos, preservar a reputação da organização, fornecer informações precisas e úteis para o público, colaboradores e outras partes interessadas, e demonstrar transparência e responsabilidade durante momentos sensíveis.
Como entregamos a Comunicação de Crise?
Prevenção
- Mapeamento dos stakeholders
- Análise dos canais e estrutura de comunicação
- Avaliação da cultura de comunicação
- Levantamento e Avaliação dos riscos e impactos com os públicos
- Levantamento dos cenários que podem afetar a organização
Planejamento
- Mapa de gatilhos e níveis de alerta
- Elaboração de Plano de Comunicação para cada cenário
- Definição de porta-vozes e líderes de crise
- Treinamento
- Media Training
- Simulado
Resposta
- Advisory e direcionamento do Comitê de Crise e do time de comunicação do plano de comunicação a ser adotado
- Avaliação de impacto
- Resposta para cada público e canais
- Monitoramento e métricas
- Estratégia de comunicação para a imprensa
- Posicionamento nas redes sociais, formato e mensagens
Recuperação
- Avaliação do pós-crise: identificação de pontos fortes e melhorias
- Auditoria de imagem
- Auditoria de reputação
- Plano de comunicação pós-crise
- Monitoramento e acompanhamento do caso
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