Comunicação de Crise

A comunicação de crise está dentro da estrutura de Gestão de Crise e refere-se ao conjunto de estratégias, ações e mensagens desenvolvidas e implementadas por uma organização para gerenciar e responder efetivamente a situações de emergências, desastres ou crises diante dos diferentes públicos. Comunicação é uma das atividades a serem cumpridas dentro das estratégias de Gestão de Crise, ou seja, no processo de prevenção e preparação. 

O objetivo da comunicação de crise é minimizar danos, preservar a reputação da organização, fornecer informações precisas e úteis para o público, colaboradores e outras partes interessadas, e demonstrar transparência e responsabilidade durante momentos sensíveis. 

Como entregamos a Comunicação de Crise?

Prevenção

  • Mapeamento dos stakeholders
  • Análise dos canais e estrutura de comunicação
  • Avaliação da cultura de comunicação
  • Levantamento e Avaliação dos riscos e impactos com os públicos
  • Levantamento dos cenários que podem afetar a organização

Planejamento

  • Mapa de gatilhos e níveis de alerta
  • Elaboração de Plano de Comunicação para cada cenário
  • Definição de porta-vozes e líderes de crise
  • Treinamento
  • Media Training
  • Simulado

Resposta

  • Advisory e direcionamento do Comitê de Crise e do time de comunicação do plano de comunicação a ser adotado
  • Avaliação de impacto
  • Resposta para cada público e canais
  • Monitoramento e métricas
  • Estratégia de comunicação para a imprensa
  • Posicionamento nas redes sociais, formato e mensagens

Recuperação

  • Avaliação do pós-crise: identificação de pontos fortes e melhorias
  • Auditoria de imagem
  • Auditoria de reputação
  • Plano de comunicação pós-crise
  • Monitoramento e acompanhamento do caso

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