O que significa reputação corporativa e qual sua importância para as empresas

Você já parou para refletir o que significa reputação no contexto corporativo? Bem, vai muito além da imagem e do posicionamento que a empresa executa.

Apresentar uma boa reputação corporativa é um requisito obrigatório para empresas que estão buscando seu espaço. No entanto, levando em consideração a competitividade institucional, para vencer a concorrência é ainda mais importante ter uma “boa fama” no mercado. 

Embora se trate de um conceito bastante amplo, a reputação nada mais é do que a percepção que os stakeholders (públicos)  têm sobre determinada marca. A diferença, porém, é que ela se constitui por diferentes fatores, não se resumindo, portanto, à imagem organizacional — que apesar de apresentar diversos pontos de semelhanças, trata de temas diferentes.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre o que significa reputação, criamos um conteúdo no qual explicaremos o que é reputação corporativa, por que ela é tão importante e quais os cuidados indispensáveis para uma boa gestão. Boa leitura!

O que significa reputação corporativa?

Em termos simples, a reputação corporativa pode ser entendida como um conjunto de opiniões públicas favoráveis ou desfavoráveis em relação a determinada empresa. Normalmente ela é criada por partes interessadas de um negócio, ou seja, a comunidade, consumidores, investidores, fornecedores, colaboradores, etc. Que sentimento uma marca gera nas pessoas? A reputação é construída no imaginário das pessoas, ou seja, não se consegue controlar. 

Sendo a impressão pelo negócio positiva, as ações estratégicas aplicadas para atingir novos clientes tornam-se mais fáceis, incluindo a fidelização de antigos consumidores da marca. Já quando se tem uma reputação negativa, a tendência é que os resultados organizacionais sejam prejudicados, culminando em um desempenho financeiro ruim.

Justamente por isso, a reputação corporativa deve ser encarada como um fator primordial para as empresas, uma vez que a partir dela o nível de confiabilidade entre a marca e o seu público pode ser afetado. Assim, se a empresa é mal vista por seus clientes, é provável que se torne menos popular e, consequentemente, gere maior impacto sobre as vendas.

Por que se preocupar com a sua reputação corporativa?

Agindo como uma espécie de termômetro — e uma importante métrica para medir o sucesso da sua empresa —, a reputação corporativa é um elemento vital para qualquer negócio. Basta considerar que, em uma relação ruim entre a marca e o seu público, é provável que a sobrevivência da organização fique ameaçada no longo prazo.

Portanto, além de ser um fator crucial para a comunicação, a reputação é também essencial em uma gestão estratégica. Isso porque, após entender a percepção do público sobre a marca, sua empresa será capaz de estabelecer metas arrojadas, a fim de melhorar o engajamento com os consumidores e, assim, atingir um patamar mais elevado.

Essa situação se deve especialmente ao fato de que marcas com boa reputação têm, em geral, maior participação no mercado. Sendo que esse destaque maior se deve a solidez do relacionamento criado através da boa reputação. No entanto, quando ela é negativa, um pequeno incidente pode culminar em um grande impacto, levando a graves danos.

Tendo entendido o conceito, agora vamos ver o que significa reputação corporativa na prática.

O que significa reputação e como fazer gestão da reputação

Mesmo que o seu negócio não faça uma gestão de imagem e reputação, é importante deixar claro que tais ativos fazem parte dela — com ou sem a sua atenção. Sabendo disso, o melhor caminho a seguir é justamente ter maior controle sobre essa narrativa, já que a falta de cuidados pode conduzir a reputação do seu negócio para um caminho indesejado.

Para evitar isso, as organizações podem adotar algumas medidas, a fim de gerir a sua reputação corporativa da melhor forma. A seguir, explicaremos as principais ações que você pode tomar. Confira:

Transparência em primeiro lugar

Os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes quanto às marcas que escolhem para fazer negócios. Além disso, os profissionais também vêm adotando maior tom de seletividade para escolher a empresa que investirá seu tempo e esforço.

Nesse cenário, a confiança se torna uma aliada indispensável e, por isso, a transparência é ainda mais relevante. Afinal, para atingir pessoas com esse nível de exigência, deve-se apostar em uma reputação corporativa positiva.

Ofereça um atendimento de qualidade

Em geral, a reputação de uma empresa é formada a partir do que os consumidores pensam e sentem sobre as marcas. Isso significa que a qualidade do atendimento é o principal responsável pela ideia que os clientes têm sobre o seu negócio. 

Afinal, se uma empresa não investe em um atendimento respeitável e ágil, fatalmente terá uma imagem manchada pelo mal atendimento. Assim, pensando em atrair novos consumidores, é necessário investir no treinamento da equipe para oferecer um bom atendimento.

Além disso, é também importante que o seu negócio invista em uma comunicação clara e defina processos objetivos no que concerne a apresentação de soluções das demandas dos clientes do seu negócio.

Invista em especialistas em reputação corporativa

Uma empresa que atravessa um momento de crise de imagem e reputação depende diretamente da participação de alguns agentes. Dentre eles, destacam-se os especialistas em reputação corporativa.

Por meio de uma linha de comunicação sólida e sua experiência na solução de crises institucionais, esses profissionais não apenas estão preparados para lidar com a consolidação da reputação de empresas, mas também para traçar estratégias que evitem caminhos que possam levá-las a associações negativas para sua reputação.

Especialistas como a equipe da WePlanBefore, são qualificados para atuar em momentos de crise, para desenvolver manuais de crise e, sobretudo, criar um plano de ações para evitar que determinada marca se envolva com temas sensíveis que possam prejudicar a sua reputação.

É preciso ir além de entender o que significa reputação

Vimos ao longo deste conteúdo que construir uma boa reputação corporativa deve fazer parte dos objetivos básicos de toda empresa. Isso porque, através disso, pode-se alcançar mais facilmente o sucesso organizacional, já que o relacionamento sólido com os consumidores e demais públicos trará maior credibilidade para sua marca.

Apesar disso, não é possível controlar completamente a forma com que os stakeholders enxergarão sua empresa. Por isso, é necessário investir em constantes ações de melhoria da imagem, além de colocar em prática estratégias para aumentar a identificação, gerar interações positivas, entre outros artifícios — para ter uma excelente reputação no mercado.

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