Marketing em empresas: desafios e expectativas
Os desafios do marketing para empresas são muitos e tendem a crescer. Isso porque, independente do tamanho da empresa, hoje é necessário que ela esteja presente no meio digital. Mas não basta estar presente, é preciso marcar presença sim, mas também estar ativa. Mas como seria ser uma empresa digital com essas características? Continue a leitura para entender.
Como utilizar o marketing digital
Saber o que é necessário para o crescimento de uma empresa inclui ficar à frente da concorrência, trazendo ideias e perspectivas inovadoras para o nicho/ ramo da instituição. O marketing está sempre passando por mudanças e o que deu certo hoje como estratégia, pode não funcionar amanhã. Por isso a necessidade de estar sempre atento às tendências, mas sem também utilizar modinhas por estarem no auge, mas que não dialoguem com seu público.
Isso porque os objetivos do marketing precisam estar muito bem definidos, antes de qualquer coisa, sempre com espaço para análise de um contexto e não de fatos isolados. Utilizando o menor investimento possível, uma realidade comum para muitas empresas.
Mas é possível se destacar utilizando o marketing digital. Veja como.
1. Identifique o que precisa ser melhorado: se a sua empresa tem uma equipe completa de marketing, o gerente da equipe deve conversar sobre a prática de trabalho dos colaboradores, trocando informações sobre sua execução, possibilidades de melhorias. Esta é uma estratégia que também serve para obtenção de informações para o marketing digital.
Esta reunião pode ser individual ou em grupo, conforme a necessidade e quantas vezes deve ocorrer em determinado espaço de tempo. Nesta experiência, a equipe pode refletir sobre os objetivos gerais e certificar que os programas estão direcionados para o alcance dos resultados desejados.
Esta é a oportunidade para identificar pontos que possam ser melhorados, transformando-os em oportunidades, amadurecendo o processo e identificando quais pontos podem ter um rendimento melhor.
2. Melhore o uso de canais digitais: com a maioria dos consumidores estando presentes no meio digital, sua empresa também deve acompanhar este ritmo. Muitas empresas já perceberam essa presença on-line e aumentaram seus recursos para ações de marketing. Não ignore essa estratégia. Pesquise as redes sociais nas quais o seu público está e invista nelas identificando as melhores estratégias para isso. Além disso, invista em conteúdo de qualidade. Realize testes entre os canais mais populares em que se encontram suas personas. Para essa estratégia, busque pesquisas do setor, faça entrevistas com clientes e acompanhe os KPI’s corretos a fim de avaliar resultados de tempos em tempos.
3. Implante estratégias de acordo com os resultados: conquiste a confiança do seu consumidor. Aposte em conteúdos de blog, e-book’s, materiais ricos, e-mail marketing, depoimentos e até comentários dos seus clientes, que enalteçam o seu produto e/ou serviço. Vídeos também são uma estratégia muito bem-vinda.
4. Crie sua própria equipe de marketing ou terceirize o serviço: os empregadores buscam profissionais cada vez mais completos, com habilidades técnicas e criativas que incluem Marketing Digital e de Conteúdo, SEO e social media. Estes profissionais, qualificados, não são fáceis de achar. Então consulte seu orçamento e em caso positivo, se pergunte o que esse profissional deve ser capaz de fazer para fazer parte da empresa. Verifique as alternativas e veja o que é mais vantajoso para você: a montagem de sua própria equipe de marketing ou a terceirização do serviço. Seja qual for a sua escolha, a WePlanBefore está pronta para te ajudar, pois sabemos que o marketing de conteúdo se tornou uma área vital das grandes empresas. Temos especialistas no assunto e criamos produtos de alta relevância e qualidade.
5. Calcule o ROI de sua empresa: este é um grande desafio. Porém ainda é a melhor forma de conhecer a eficiência de cada campanha, conteúdo, entre outras ações. Além disso, comprovar o ROI funciona como um motivo para o aumento da receita dada ao marketing. A fórmula é simples: sem medir, sem demonstrar, não há retorno e, portanto, orçamento.
6. Acompanhe a métrica de cada atividade de sua empresa, sempre unindo marketing com o setor comercial/vendas, com criação de relatórios, o que a WePlanBefore também faz.
Essas são algumas dicas de nossa empresa para o setor de marketing da sua. Agora que você já as conhece, que tal conversar com um de nossos especialistas e desenvolver um planejamento próprio, específico para ela?