#Notícias | WePlanBefore lança ferramenta Nível de Maturidade em Resiliência

A WePlanBefore desenvolveu a ferramenta Nível de Maturidade em Resiliência. A plataforma, lançada durante o II Congresso da Abrapavaa, oferece uma abordagem abrangente e personalizada para medir o nível de maturidade em resiliência, avaliando normas e políticas internas, riscos, ameaças, Gestão de Crise, Segurança Corporativa, Continuidade de Negócio, Recuperação de Desastres (TI), capacidade de resposta, estratégias de recuperação, comunicação com os stakeholders, princípios éticos e sustentabilidade. 

Por meio de uma análise, a ferramenta identifica áreas de força e oportunidades de melhoria, fornecendo insights valiosos para impulsionar a capacidade de adaptação e recuperação das organizações. Ela também se destaca em desenvolver estratégias eficazes para gerenciar riscos e responder a incidentes, criar um plano de ação com base em dados e realizar benchmarking, avaliando práticas e padrões internacionais. 

A vantagem de mensurar a Maturidade em Resiliência é entender o estágio atual, obter um indicador e desenhar um plano de ação para curto, médio e longo prazo. 

O Nível de Maturidade em Resiliência está disponível em duas versões: Na Versão Standard (gratuita) para empresas que estão ainda no estágio inicial, mas desejam se prevenir e se preparar para possíveis cenários que podem parar a operação; E na Versão Advanced (paga) são três categorias que variam conforme tamanho e estágio da organização. 

  • Pro – voltada para empresas que planejam uma solução profissional e robusta para impulsionar sua resiliência organizacional, mas estão no estágio inicial. O pacote oferece recursos avançados da ferramenta e análise personalizada com a área responsável da empresa, diretoria e operação;

  • Premium – destinado a empresas que desejam uma avaliação mais aprofundada, resiliência e estão dispostas a investir na preparação para desafios futuros. Envolve recursos avançados da ferramenta, análise da área e mais quatro áreas relacionadas;

  • Prime – uma opção de alto nível para grandes empresas que desejam envolver mais áreas da organização. Esta é uma combinação que envolve recursos avançados da ferramenta e análise aprofundada com oito áreas internas, conforme estrutura organizacional.

Na Versão Standard, a solução entregará relatório gerado pela ferramenta, associado à análise personalizada, conforme avaliação de documentos e entrevistas de diagnóstico. Ela permitirá a compreensão do seu nível atual de resiliência e desenvolvimento de estratégias para fortalecer sua capacidade de enfrentar desafios futuros.

“Esta é uma ferramenta que capacita as organizações a avaliar e aprimorar sua resiliência organizacional e operacional. Em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e volátil, reconhecemos a importância de contribuir com as empresas a se prepararem para enfrentar os desafios e continuar operando em meio à adversidade”, explica a diretora estratégica da WePlanBefore, autora de dois livros sobre Gestão de Crise, Patricia B. Teixeira. 

Além disso, a gestão da resiliência eficiente começa antes de um evento inesperado acontecer. “A nossa missão é justamente essa: preparar as empresas para lidar com potenciais ameaças e crises, por meio de uma metodologia eficaz e segura”, completa Patrícia.