Que fatores influenciam a imagem e a reputação?
A imagem e a reputação de uma empresa estão relacionadas à interação de pessoas e contribuem para a formação de opiniões perante o público, seja ele interno ou externo. Diante disso, setores específicos do ambiente corporativo, como os de comunicação, relações públicas, assessoria de imprensa e marketing, trabalham constantemente em conjunto com outros departamentos, para que a empresa, por meio de atitudes, ações e forma de tratar seus funcionários no dia a dia, esteja sempre em evidência no mercado, de forma positiva, despertando a vontade de outras pessoas trabalharem nela e/ou retendo os talentos que já existem em seu espaço, com benefícios ao trabalhador.
Esta é uma estratégia que vem sendo muito utilizada, já que, hoje, quando o trabalhador se afasta, leva consigo o seu conhecimento e o empenho que dedicou até aquele momento, para outra empresa.
Mas, além disso, estar com o nome da empresa em evidência positiva no mercado é permear a mente das pessoas. Elas guardam esta informação e, sempre que necessário, recorrem à ela. Na prática, funciona assim: se um dia você precisa de alguma empresa naquele ramo/nicho ou de algum produto fornecido por aquela empresa, vai lembrar que pode recorrer àquela corporação e a boa imagem e reputação favorável da empresa vão endossá-la a tomar esta atitude, a qual vai fazer com mais clareza e segurança.
No que diz respeito à empresa, os setores de comunicação, relações públicas, marketing, assessoria de imprensa devem trabalhar para correção de erros, situações de crise e de repercussão negativa. De forma anterior à existência de crises, antes que esta se instale ou que situações ruins venham à tona, causando desgaste não só de imagem, mas também de reputação corporativa e também emocional, entre os funcionários.
Existem ainda outros fatores que compõem a imagem e a reputação de uma empresa, sendo considerável e necessário que os responsáveis pela comunicação e marketing da empresa estejam atentos. Acompanhe nos tópicos a seguir.
Identidade visual da empresa
A empresa deve ser capaz de apresentá-la sem maiores explicações. É algo semelhante a encontrar arcos amarelos em um fundo vermelho e associá-los ao McDonalds ou ver o panda da WWF e saber do que se trata.
Por isso é incorreto limitar a identidade visual ao logotipo da empresa. Somente. Há nele um conjunto de tipografia, de cores e elementos gráficos utilizados que devem remeter à empresa, sendo capaz de identificá-la, seja on-line ou off-line.
Toda comunicação visual da empresa deve seguir esse padrão. Desde sua fachada, folhas timbradas, cartões de visita dos funcionários, o site, o blog, as redes sociais, os uniformes dos funcionários. Tudo deve estar envolvido com base em estudos de branding, envolvendo o perfil do público e a cultura da organização.
Empresas e pessoas são parecidas sob alguns aspectos. Uma dessas semelhanças é o tom de voz, o qual deve ser levado em consideração em todas as comunicações da empresa, interna ou externa, analisando seus diferentes públicos, seja no meio digital ou em encontros presenciais, por contato telefônico, etc.
Tom de voz da marca
Existem marcas que levam essa necessidade tão a sério que criam personagens para interagir com o público, como é o caso da Lu, da Magazine Luiza, uma das primeiras a surgirem sob este aspecto, ainda em 2003.
Posicionamento de mercado
Como falamos anteriormente, existe também o posicionamento da empresa no mercado. As empresas podem comunicar de três formas: assertiva, assimilativa e absortiva.
O estágio assertivo ocorre quando a marca comunica aos públicos o seu ponto de vista. Já o assimilativo quando há o diálogo entre as partes, e o absortivo, quando as empresas já têm um posicionamento que faz parte do dia a dia dos consumidores.
Relacionamento com os públicos
Todos os públicos relacionados à empresa precisam estar envolvidos e serem impactados pela imagem empresarial. Essas pessoas fazem parte dos chamados stakeholders.
Temas polêmicos ou situações negativas
Mesmo com todo o cuidado e o trabalho específico de setores na empresa para essas questões, de forma a evitá-las, é possível que, em algum momento, ela se envolva em polêmicas ou situações negativas na mídia, nas redes sociais, etc. Ainda que não seja uma situação exatamente corporativa, apenas um funcionário pode ser capaz de desgastar a imagem de uma empresa e isso pode acontecer por exemplo quando se torna público algum problema causado a um cliente por um produto ou serviço da organização, o que vai necessitar que a equipe de gerenciamento de crises tenha uma carta na manga e aja imediatamente para contornar a situação.
Zelar pela imagem empresarial, bem como pela reputação da marca, é imprescindível para qualquer organização e pode afetar diretamente o setor de marketing. Afinal, de nada adianta fazer boas campanhas se a imagem da empresa estiver arranhada.
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