Sala de Guerra: entenda a sua função e quando ela deve ser utilizada
A comunicação tem de fato várias formas de agir. Há algumas mais conhecidas, como salas de imprensa, salas de crise, mas também existem as salas de guerra, as quais desempenham um papel antes e durante uma crise.
Essas salas podem ter a ver inclusive com a estação climática da região, do país. Afinal, é preciso se preparar para os diferentes momentos de uma empresa, ainda que essa seja um governo. Esta semana, o Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra anunciou que vai ter salas de guerra para se preparar para este momento.
Isso porque a estação inverno traz consigo vários percalços e possibilidades de transtornos, e, portanto, necessita antever soluções para problemas que possam vir a acontecer a curto, médio e longo prazos, vendo o caminho mais sensato a ser percorrido e evitando maiores dores de cabeça.
Esta realidade pode existir em centros de comando, que devem ter participação no gerenciamento de crises e sobre o que se espera deles. No caso do Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra espera-se que gerencie a demanda e a capacidade em todo o país, do rastreio de atendimentos e, antes, às chamadas. Isso porque esse centro vai ser operado por profissionais de saúde, tais como médicos e especialistas capazes de tomar decisões rápidas sobre os desafios do momento ocasionados pelo inverno.
A função da sala de guerra
Salas de guerra desempenham funções para ajudar líderes empresariais a se preparar, gerenciar e se recuperar de uma crise, fazendo com que pessoas e empresas estejam preparadas mesmo que para os piores cenários.
Além disso, trata-se de um trabalho em equipe, melhorando a colaboração entre os funcionários, bem como a comunicação deles e os eventos a serem realizados por estes. Isso faz com que a comunicação, ainda mais importante nesses momentos, seja única, estando previamente acordada entre todos da equipe, ao mesmo tempo em que gera maior eficiência também.
A prática evita, ainda, possíveis falhas e erros de comunicação. Já que uma sala de guerra é um centro centralizado com informações de diferentes fontes sendo processadas, com uma comunicação aberta, tendo uma voz como resposta.
Elas são úteis quando um número maior de pessoas é necessário à resolução de um incidente e em locais em que o trabalho é realizado em conjunto, sendo multitarefa.
A decisão por uma sala de guerra deve ser alinhada, até porque se as equipes estiverem trabalhando de forma independente, pode levar à uma falta de comunicação, ocasionando falhas e gerando problemas.
A sala de guerra permite que equipes trabalhem juntas para uma solução em comum, se comunicando de forma rápida e efetiva e também se adaptando rapidamente. Um dos benefícios desta sala é garantir que não haja atrasos na comunicação de informações novas e essenciais, uma vez que deve estar coordenada internamente e acontecendo ao mesmo tempo em que outras coisas, em paralelo. Por isso sua sala de guerra deve estar equipada com todas as ferramentas necessárias. Não esqueça.
Antes da crise
A sala de guerra deve ser pensada antes da crise. É nesta sala que vai ser ensaiado, preparado e desenvolvidas habilidades no gerenciamento de crises. Nela, todas as situações possíveis devem ser antecipadas para que se evite o máximo de surpresas possíveis na hora em que a crise estiver acontecendo.
Os profissionais e departamentos da empresa que devem compor a sala de guerra vai depender muito do cenário, mas pode ir desde os setores da comunicação, do jurídico RH e operações, entre outros. Mas também é importante a presença de outros líderes, como o diretor de tecnologia, do chefe de segurança, dependendo da especificidade da crise.
Use a sala de guerra somente quando necessário. Do contrário, sua eficácia poderá diminuir.
Uma sala de guerra pode funcionar tanto para grandes empresas como para pequenas.
Além disso, todos na corporação precisam entender quando a sala de guerra é necessária e as etapas necessárias para que ela aconteça. Cada um na sala de guerra deve conhecer seus papéis. Há pessoas que estão ali para solucionar problemas, outras para ter contato com clientes, outros para testar situações, etc.
Um desafio econômico, com possibilidade de alta inflação e de recessão, pode ser um momento para instalação da sala de guerra.
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