4 ferramentas de comunicação interna para pequenas empresas

Sabemos que a comunicação interna é uma ponte de aproximação entre os colaboradores de uma grande empresa,por meio dela você engaja colaboradores, desenvolve o relacionamento interpessoal deles e ainda mas será que é possível aplicar isso emempresas pequenas também?

Em uma era de ascensão do empreendedorismo, onde pequenos negócios se desenvolvemaceleradamente e logose tornam grandes, com equipes espalhadas por todo lado, vale afirmar que sim.

Uma empresa pequena pode fazer uso de ferramentas de comunicação interna para alavancar o desempenho e otimizar a relação interpessoal de seus colaboradores.

Quais ferramentas de comunicação interna podem ser aplicadas em pequenas empresas?

Qualquer ferramenta pode ser aplicada, mas algumas podem trazer mais resultados que outras. Um exemplo disso é o house organ, ele é perfeito para grandes empresas, mas nas pequenas pode não ser, neste caso, a intranet,o mural de recados e outras redes sociais internas podem cair como uma luva para o micro empreendimento. Veja abaixo algumas dicas de ferramentas em comunicação interna quer podem ser facilmente aplicadas empequenas empresas.

  1. Aplicativos e redes de interação: Geralmente as pequenas empresas precisam de aplicativos e plataformas que conectemtodos os colaboradores, poismuitas trabalham à distância, home office ou alocado em um cliente e, por isso, uma ferramenta que interligue todas as frentes é o ideal. Hoje além das tradicionais Skype e Whatsapp, existem outras plataformas, como oWorkplace e o Trello. A primeira é umarede social similar ao Facebook, mas que contém apenas os colaboradores da empresa, permitindo a criação de grupos, enquetes,compartilhamento de links, arquivos e troca de mensagens instantâneas. Já o Trello é um gerenciador de projetos, onde os gestores podem acompanhar de perto as tarefas daequipe.
  2. Intranet: A intranet é coringa na lista de ferramentas de comunicação interna, ela pode ser usada tanto em empresas grandes quanto pequenas. Hoje o modelo atual de intranet é parecidocomas plataformasde blogs disponíveis na internet, onde o colaborador pode acessar para consumir conteúdos diversose ficar por dentro de assuntos e novidades sobre a empresa.
  3. Gamificação e treinamento de colaboradores: Muito utilizada nas campanhas de endomarketing de grandes empresas, a gamificação poder ser facilmente aplicada a grupos pequenos, sendo uma forma de transmitir aprendizado e treinar colaboradores por meio de jogos e brincadeiras.
  4. Mural de avisos: O tradicional muralde avisos é uma ótima ferramenta de comunicação interna para pequenas empresas, pois pode ser usado em qualquer situação, como compartilhamentode informações, reações, expressão de sentimentos e até mesmo recadinhos desejando feliz aniversário a algum colaborador.

Quais dessas ferramentas devo utilizar na minha empresa?

Todas são ideais para pequenas empresas, mas você deve escolher aquela que melhor se encaixa a realidade do seu negócio. Talvez começar por intranet e mural seja uma boa, agora se precisar investir em treinamento e desenvolvimento de colaboradores, agamificação é perfeita. Agora que você já sabe que a comunicação interna também pode ajudar pequenas empresas, que tal nos contar o que pretende fazer? Fale com a gente contato@weplanbefore.com.br

Compartilhe

Deixe um comentário