Imagem e reputação são reforçadas por práticas sustentáveis
Sempre que nos aproximamos de uma data comemorativa relacionada à sustentabilidade surge uma enxurrada de publicações e mensagens nas redes sociais de empresas que parecem estar preocupadas com este tema.
Mas, será que essas organizações são realmente comprometidas com as práticas sustentáveis ou é apenas mais uma oportunidade para se promover?
A bola da vez é o Dia Mundial da Água, comemorado anualmente em 22 de março. A data foi criada em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de ampliar a discussão sobre a gestão adequada e a importância de preservar os recursos hídricos.
A partir de hoje, preste atenção no feed das suas redes e veja o número de postagens de empresas sobre o Dia Mundial da Água.
Porém, a verdadeira sustentabilidade no mundo corporativo deve ser composta por um conjunto de ações efetivas que visam a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade. Então, para que uma organização seja realmente sustentável, ela precisa implementar práticas que orientem seu crescimento econômico sem que haja prejuízos à natureza, mas que também contribuam para a prosperidade da comunidade.
Postura responsável com o planeta e a sociedade é vital
Adotar uma postura responsável com o planeta, com as pessoas e com a própria conduta corporativa tem se mostrado algo muito assertivo para a longevidade dos negócios, para o fortalecimento e a reputação de marcas. Basta notar como as estratégias de ESG (ambiental, social e de governança) vêm ganhando cada vez mais repercussão e se tornando critérios para alocação de investimentos e gestão de riscos.
Entre os principais impactos positivos gerados pela inserção de práticas empresariais sustentáveis estão:
– Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade em geral;
– Redução de custos de produção, por meio da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de matéria-prima e medidas de economia de energia;
– Contribuição direta para um futuro melhor;
– Colaboradores mais satisfeitos. A sustentabilidade na empresa é um fator motivacional;
– Valorização de ações em bolsas de valores.
Portanto, não adianta apenas sair dizendo por aí “sou sustentável”, é necessário ser sustentável de fato!
Cabe ao consumidor e a demais stakeholders fazerem algumas perguntinhas básicas para entender a realidade:
– A empresa investe em práticas sustentáveis? Como?
– Qual a prioridade destes temas em sua agenda?
– Quais as linhas de atuação de seus programas relacionados à sustentabilidade socioambiental?
Ou seja, não adianta apenas realizar ações pontuais. Elaborar e publicar posts com copos descartáveis ou colaboradores economizando água enquanto lavam as mãos. Se verdadeiras, estas ações também são louváveis, mas não suficientes. Um comportamento ambientalmente responsável é muito maior do que isso. É preciso mudar toda uma mentalidade organizacional, ajustar processos produtivos, olhar para a cadeia de fornecimento, pensar no consumo consciente, no propósito de produtos e serviços e contribuir com o desenvolvimento da sociedade.
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