Imagem corporativa: como é formada e seu impacto sobre as empresas
Independente do seu porte ou segmento, uma empresa pode ser a primeira escolha de um consumidor em detrimento de outra marca. Em geral, essa preferência por um negócio específico resulta de uma série de fatores, que normalmente estão associados a uma boa imagem corporativa.
Essa “percepção” que os consumidores têm da empresa escolhida, resulta das ações colocadas em prática por ela, cujo intuito é se tornar conhecida e admirada por seu público. Justamente por isso, cuidar da imagem institucional é importante até mesmo para negócios de pequeno porte, já que é ela que direciona a atenção de todos os clientes para sua marca.
Mas, o que a imagem corporativa representa? Neste conteúdo você irá descobrir isso e muito mais. Continue a leitura e tire suas principais dúvidas sobre o assunto!
Afinal, o que é uma imagem corporativa?
Via de regra, a imagem corporativa é produto da interpretação de algumas pessoas sobre determinada empresa. Em outras palavras, trata-se da forma com que a marca é vista por seus clientes, colaboradores e até mesmo pelos concorrentes.
A maneira que determinado negócio é enxergado, por sua vez, procede de um trabalho árduo, desenvolvido por uma equipe direcionada para este fim. No entanto, no caso da imagem corporativa negativa, ela também pode ser fruto de um trabalho mal desenvolvido.
Nesse sentido, organizações que abrem mão de uma boa gestão da imagem — ou a fazem de forma inadequada — podem acabar gerando uma ideia negativa sobre si mesmo. Em síntese, ela é formada, principalmente, pelas ações de publicidade que a empresa desenvolve e pelo modo com que se manifesta publicamente sobre temas sensíveis.
Por que a imagem de uma empresa é tão importante?
Nos dias de hoje, é muito mais comum se deparar com consumidores conscientes sobre o seu papel dentro das organizações. Isso porque as pessoas se tornaram mais prudentes em relação ao consumo de produtos e serviços.
Não tão raro, se observa maior preferência em relação às empresas que se preocupam com temas importantes, como aqueles que tratam de questões ambientais, responsabilidade social, aspectos trabalhistas, etc.
Sabendo disso, as marcas precisam investir em ações para fortalecer a sua imagem corporativa, a fim de fidelizar esses clientes, além de atrair novos consumidores. Normalmente esse tipo de conscientização se dá através de estratégias de comunicação digital ou ações nas próprias embalagens, dentre outras estratégias de comunicação e relacionamento com seus públicos.
Portanto, a imagem corporativa é construída por meio de ações que se deve dar total destaque e investimento. Para tanto, é muito importante identificar os anseios do público-alvo, a fim de agregar maior valor à imagem. Com isso, o consumidor também acaba identificando com maior facilidade quais as empresas estão melhor alinhadas aos seus princípios.
Quais fatores podem intervir na imagem de uma marca?
A imagem corporativa, como vimos, é formada pelas atitudes tomadas por cada empresa. Dessa forma, o posicionamento de uma marca pode acabar interferindo em sua imagem, seja de forma positiva ou negativa. Mas, afinal, quais são esses fatores? Abaixo, confira alguns exemplos do que pode comprometer sua imagem empresarial:
Qualidade dos produtos ou serviços
Uma das maiores influências da imagem corporativa é, sem dúvida, as propriedades dos produtos ou serviços prestados. Quando o consumidor tem uma boa experiência de compra, por exemplo, estes passam a avaliar se a empresa é boa ou não a partir dessa experiência em relação a qualidade do produto fim da marca.
Ações no meio digital
Antes de definir o negócio no qual deseja firmar uma relação comercial, é natural que os consumidores procurem informações sobre a empresa no ambiente digital. Por meio dos motores de busca, o cliente em potencial encontra detalhes sobre a marca que farão toda diferença na hora de comprar um produto ou contratar um serviço.
Nesse sentido, nada mais óbvio do que investir em ações no meio digital a fim de fazer com que a marca se torne conhecida. Além disso, as campanhas online podem ajudar a fortalecer sua imagem em um ambiente que possibilita uma série de negócios, afinal, nela estão conectados todos os tipos de públicos.
Posicionamento político
Diante de algumas situações, as empresas podem exprimir sua opinião que, eventualmente, pode atrair ou afastar alguns clientes. Nesse contexto, é necessário atentar-se para esse posicionamento político, a fim de entender quais são as melhores estratégias para tratar assuntos sensíveis junto ao seu público. A empresa pode defender uma causa se o tema estiver de acordo com sua cultura, mas ela não precisa necessariamente se posicionar em todas ou várias causas.
Responsabilidade socioambiental
Outro fator que também influencia na construção da imagem corporativa passa diretamente pelo seu posicionamento em relação a questões sociais e ambientais. Para justificar essa predileção, basta considerar que muitas pessoas estão inclinadas a negociar com empresas ecologicamente sustentáveis, sobretudo em relação a marcas que não têm políticas firmes para redução do impacto ambiental na sociedade.
Como aperfeiçoar a imagem corporativa?
Como já vimos, a percepção das pessoas, bem como os seus comentários sobre determinada organização pode contribuir para a formação de uma imagem positiva ou negativa na mente das pessoas.
Por outro lado, essa imagem imperceptível pode comprometer diretamente a confiança, valor da marca e, consequentemente, interferir no seu faturamento. Para minimizar tais impactos, portanto, é indispensável investir em estratégias para melhorar a imagem corporativa.
Listamos, abaixo, alguns cuidados essenciais nessa jornada. Confira quais são eles:
Trabalhe sua cultura organizacional
A cultura organizacional é um elemento que reúne tanto políticas internas e externas de uma empresa, quanto suas crenças, valores e hábitos. Portanto, trata-se de uma identidade que se cria entre o colaborador e tais conjuntos de valores. Sendo assim, quando as empresas estabelecem essas “regras” de modo claro e objetivo, fica mais fácil para os colaboradores segui-las, favorecendo a imagem corporativa.
Mantenha um bom relacionamento com os consumidores
O relacionamento com o cliente, quando se dá de maneira positiva, é uma ótima forma de criar uma boa imagem corporativa. Além disso, por meio dele pode-se assegurar um processo de fidelização com aqueles que compram de forma recorrente, além, é claro, de atrair novos clientes e se tornar uma marca reconhecida por sua autoridade no mercado.
Invista em pesquisas de satisfação
Se a sua empresa tem uma imagem negativa, para mudar essa situação é fundamental identificar quais são as necessidades do seu cliente e equipe. A partir de uma pesquisa de satisfação, portanto, pode-se colher o máximo possível de informações e traçar estratégias que correspondam às suas expectativas.
A imagem corporativa é um aspecto que influencia diretamente sobre o sucesso de qualquer marca. Por isso, é essencial apostar em boas ações para gerir a imagem das instituições, a fim de criar maior identificação com o seu público e, consequentemente, gerar mais vendas para o seu negócio.
Contrate Especialistas em Imagem Corporativa
Como vimos neste conteúdo, a imagem corporativa vai muito além das peças de comunicação. É preciso se atentar a tudo que a organização faz e fala, identificar o que pode causar danos de imagem e traçar planos para evitar crises. Parece simples, mas é necessário muita competência e sensibilidade para ir a fundo no assunto. Por isso, vale muito a pena investir em especialistas para fazer este trabalho. Considere conhecer a metodologia da WePlanBefore, agende uma consultoria grátis aqui.