Como Empresas Podem Adptar ao Mercado Coronavírus
Como Empresas Podem Adptar ao Mercado Coronavírus. Com a redução de jornadas, suspensão de contratos e as demissões. Funcionários trabalhando de casa, cancelamento de eventos, viagens e reuniões: esses foram apenas alguns dos impactos que os quase quatro meses de quarentena e isolamento social por conta do Covid_19, o novo coronavírus, tiveram na economia. Enquanto algumas medidas adotadas pelas empresas foram provisórias, outras ainda não tem prazo para terminar.
O novo normal para as Empresas no mercado afetado pelo Coronavírus
O uso de máscara e álcool gel, por exemplo, deve se estender por um bom tempo, assim como o hábito de higienizar com frequências as mãos e manter distância das pessoas a fim de evitar aglomerações. Nos escritórios e universidades, isso significa um rearranjo dos locais de trabalho e estudo, possivelmente acomodando menos pessoas do que antes.
No Brasil, alguns dos setores mais impactados pela pandemia do Covid-19 foram aviação, turismo, alimentação fora do lar, moda, varejo tradicional e construção civil. Com a retomada das atividades econômicas, bares e restaurantes, shoppings e vestuário começam a se recuperar e ganhar fôlego. Mesmo assim, muitos setores permanecem operando de forma parcial, além do fato de que uma notável parcela da população ainda se mantém em casa devido aos riscos de contágio.
Desta forma, é essencial pensar em estratégias para adaptar as organizações a esse novo mercado. Durante o período de isolamento, houve um grande aumento nas compras online, então é interessante pensar em táticas que incluam os canais digitais. Inclusive ter uma boa presença online e interagir com seu público nas redes sociais já é um bom começo. Veja outras sugestões:
- Em se tratando de venda de produtos, oferecer delivery é uma ótima opção. No caso de serviços, adaptar os modelos e as entregas pode funcionar. É uma questão de ser flexível e entender o momento delicado que todos estão passando;
- Falando das características que podem ser demonstradas, além da flexibilidade; empatia, tanto pelo cliente como pelos colaboradores da empresa; transparência, especialmente na comunicação tenha um canal aberto;
- Sobre a rotina no escritório, deve-se adotar medidas de biossegurança mais rígidas e higienizações mais frequentes, limitar o acesso aos elevadores, pensar em rodízio de funcionários e flexibilização nas escalas de trabalho. Continuar trocando viagens e reuniões presenciais por videoconferências.