Componentes que constroem a reputação de uma empresa

Existem diversos elementos que impactam positivamente a reputação de uma empresa. Saiba mais sobre eles.

Índice

1) O que leva uma empresa a ter boa ou má reputação

2) Com o que se faz uma boa reputação

3) Conclusão

O que leva uma empresa a ter boa ou má reputação

São diversos os elementos que podem construir ou destruir uma reputação, e alguns desses elementos são externos. Ou seja, construir sua marca de forma estruturada e bem posicionada não depende apenas do esforço da sua empresa.

Graças aos stakeholders, que são os diferentes tipos de público que podem ou não ter interesse em sua empresa, há muitas variantes de importância no processo de criação de reputação. 

Um exemplo simples para explicar é a cor utilizada na sua logomarca. Ela pode ser um problema para alguns mesmo que os estudos realizados pelas equipes de identidade visual de sua marca digam o contrário. E isso foge ao seu controle! São questões pessoais de cada público. E há muitas outras questões, como diversidade, localização, educação, classe social e até mesmo religiões. Enfim, é preciso levar muita coisa em conta e estar o tempo todo em movimento.

Por isso que não apenas a criação de uma reputação é essencial, mas também sua gestão, que deve ser contínua, pois as variantes vão mudando bastante ao longo do tempo.

Estudos, análises comportamentais, proximidade através de redes sociais, retorno de ações de responsabilidade social e satisfação de funcionários são alguns exemplos de variáveis que demandam especial atenção no fortalecimento contínuo de sua empresa.

É preciso andar junto com os diferentes públicos, para que ninguém fique para trás, pois são eles que podem te colocar para cima ou para baixo.

Com o que se faz uma boa reputação

Já parou para pensar o que leva uma pessoa a escolher uma marca em vez de outra?

Claro que a necessidade, preço e comodidade são importantes, mas a escolha de um público é também bastante influenciada pela reputação de uma marca. Ou seja, a confiança que esse público sente sobre uma empresa.

Ninguém gosta de lidar com uma empresa que, por exemplo, trata mal seus funcionários, usa materiais de baixa qualidade, promove poluição ou testa seus produtos em animais.

Esses e diversos outros fatores precisam estar sempre alinhados ao senso comum.

Isso é gestão de reputação. 

São seis os componentes que a WePlanBefore utiliza para criar e manter uma excelente reputação para sua empresa. São eles:

1 – Responsabilidade Social: apoio a causas relevantes, responsabilidade com o meio ambiente, comunidade e sociedade;

Adotar posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos internos e externos sem qualquer intenção comercial ou fiscal. 

2 – Apelo emocional: sentimento de elo com a marca; admiração e respeito; confiança;

A reputação de uma empresa não depende apenas de questões racionais, mas também emocionais. Conquistar o coração do público através de sensibilidade, proximidade e respeito é um ótimo diferencial na construção da reputação.

3 – Ambiente de trabalho: reconhecimento; melhor lugar para trabalhar; relacionamento com a equipe;

Incentivar, amparar em momentos difíceis, dar apoio em caso de doenças ou falecimentos, facilitar o acesso a estudos, promover momentos de descontração e alegria são grandes diferenciais para uma boa reputação. 

4 – Performance financeira: desempenho frente à concorrência; lucratividade, perspectiva de crescimento;

Possibilitar boas análises junto à concorrência, formar uma boa política de preços, pensar em expansão e/ou aberturas de novas possibilidades no futuro são boas estratégias de desempenho da reputação de qualquer empresa.

5 – Visão e liderança: oportunidades para o mercado; excelência em liderança; clara visão para o futuro;

Desenvolver boas perspectivas de negócios, investir em novas tecnologias e saber liderar sem agredir são atitudes necessárias ao crescimento e sucesso e que conquistam os públicos de forma muito eficaz. 

6 – Produtos e serviços: alta qualidade; custo-benefício; diferenciais.

Sair do lugar comum, oferecer produtos e serviços de alta qualidade e desempenho, inovar. Tudo isso colabora significativamente com a imagem corporativa, construção e gestão da reputação da sua empresa.

Conclusão

Estar atento aos mínimos detalhes de evolução dos diversos públicos facilita expressivamente a criação e gestão da reputação de sua empresa. Isso porque sentimentos, percepções, estilo de vida, filosofia, comportamentos e confiança desses públicos são variáveis em constante movimento.

Definir estratégias e trabalhar com elas por muito tempo pode ser um erro extremamente caro à sua empresa.

Com a WePlanBefore você não perde a atenção nunca, pois fazemos isso por você!

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