Comunicação é um dos pilares da reputação corporativa

reputação corporativa

Já temos o entendimento de que reputação corporativa nada mais é do que construir confiança e elos com os diferentes públicos da empresa ou da marca. É ter um propósito corporativo significativo que se aplica por meio da governança e se revela pela comunicação. E aí vale lembrar a importância da transparência e do discurso coeso e coerente com a realidade.

Outra verdade é que reputação não se constrói ficando quieto, muito menos fazendo barulho desnecessário. Por isso, a comunicação corporativa é primordial e indispensável neste processo reputacional. É um processo longo e duradouro, que requer estratégia, sustentação, manutenção constante e disciplina.

Compreender a Comunicação

Comunicação é o termo mais amplo e ocorre com e sem planejamento. Os trajes do pessoal de vendas comunicam, o catálogo de preços comunica e os escritórios da empresa comunicam. Isso explica o interesse crescente por comunicações integradas de marketing. As empresas precisam harmonizar um conjunto consciente de impressões geradas por seu pessoal, instalações e ações, que transmita aos vários públicos o significado e a promessa da marca organizacional (KOTLER, 2003, p.30).

Diante desta citação, fica evidente que a reputação e a forma de como a empresa é vista e percebida por seus stakeholders depende invariavelmente de uma estratégia estruturada de comunicação corporativa, de preferência 360°.

Alinhamento

Hoje em dia, um dos grandes obstáculos nas organizações é o alinhamento efetivo da comunicação com a estratégia da própria empresa. Parece óbvio, mas olhando para um passado pouco distante, notamos que poucas companhias se preocupavam com isso, e agora precisam “correr atrás para não ter prejuízo”, já que o mercado exige tal requisito, e não ter um olhar atento para esta questão pode custar a continuidade dos negócios e até da empresa.

Dentro de casa

Este processo de alinhamento acontece de dentro para fora, a comunicação interna é responsável pela inserção e solidificação dos princípios definidos na missão, visão, valores e objetivos da organização junto a seus colaboradores. Não estamos falando apenas de levar a informação por meio de jornais internos, murais, newsletters, ações e campanhas de endomarketing. Tudo isso é importante, mas nos referimos a algo ainda mais abrangente e intrínseco: o posicionamento da direção acerca da comunicação.

A assertividade e eficiência dependem muito do engajamento dos líderes. Quando o presidente, o CEO e outros gestores entendem e apoiam a comunicação como pilar da organização, o efeito é multiplicador. Líderes normalmente inspiram, tornando-se responsáveis pela condução da comunicação junto a seus públicos, conectando-os com eficácia à estratégia. Um verdadeiro processo de transformação ocorre.

Comunicação 360°

A comunicação interna é apenas um dos pontos contemplados pela estratégia da comunicação integrada, ou comunicação 360°. Já citamos a relevância de manter “a casa arrumada”, com as mensagens bem claras e definidas para não “escorregar” na hora de pôr o plano em prática. Mas, quais são os outros aspectos que devem ser contemplados nesta comunicação 360°? Basicamente falamos do relacionamento com a imprensa, no diálogo com a comunidade, na comunicação com fornecedores e investidores, na relação com influenciadores e na presença digital, tão em voga de uns tempos para cá.

Identidade Digital

Com o desenvolvimento acelerado de tecnologias e o crescimento das plataformas digitais – algo que transforma diariamente a forma com que as pessoas consomem conteúdo – é urgente que as empresas construam a sua identidade digital: site, blog, email marketing, newsletter eletrônica, intranet, vídeos e a famigerada comunicação nas redes sociais. Mensagens postadas, interações, mapeamento dos públicos e até o estreitamento das relações são ações que devem estar claras e constar no planejamento.

O conteúdo das mensagens é fundamental para o estreitamento dos laços, o que também influencia na identidade corporativa digital. O conteúdo é o fator que move a interação, a relevância e a aproximação.

Olhando para todos esses fatores é possível concluir que a comunicação corporativa é parte integrante do processo de gestão reputacional de uma organização. Do alinhamento das mensagens-chave à comunicação externa, com uma atenção especial ao ambiente digital, esses são os principais pontos de um plano bem estruturado de construção da reputação corporativa.

Saber se comunicar pode te salvar. Entre em contato conosco e solicite um orçamento para construirmos e implantarmos o plano de reputação corporativa do seu negócio para você.