Comunicação interna e externa – Diferenças que todo Gestor deve saber

Imagine a seguinte cena. Você vê uma propaganda de algum serviço ou produto e se interessa por algo inovador. Então, pega o telefone e liga para o atendente. 

Logo nos primeiros minutos de conversa você consegue perceber que o atendente não sabe do que se trata o serviço que você está querendo contratar da empresa dele.

Possivelmente você já deve ter passado por isso alguma vez, não é mesmo? Falou com algum vendedor mal treinado, que parecia saber menos que você como cliente. Você até desistiu de seguir em frente com sua compra.

Imagino que você não queira que seu negócio perca clientes com situações como essa, estou certo? Você gostaria de entender como alinhar a comunicação de uma empresa de forma correta, evitando assim qualquer tipo de desentendimento?

Então continue lendo, e nós te explicaremos como fazer isso.

Qual a importância da comunicação interna e externa nas empresas?

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A comunicação interna é um fator chave em qualquer empresa. Colaborador, funcionário ou empregado (depende de como a organização o chama) é o principal público da empresa. Afinal, ele quem move as peças diariamente e fazem as ações acontecerem. Ajuda a empresa a tomar decisões, coordenar tarefas e planejar o futuro.

A comunicação externa pode ser definida como a forma como uma empresa se comunica com seus stakeholders externos. As partes interessadas externas incluem clientes, acionistas, fornecedores, comunidade, órgãos governamentais e outras entidades que tenham impacto nas operações de negócios da empresa.

Quem é o público externo de uma empresa?

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O público externo é o cliente-alvo da empresa. Esse público é formado por pessoas que não estão diretamente envolvidas com a empresa, como clientes, influenciadores, imprensa, parceiros, etc.

O público externo pode ser encontrado em muitos lugares, como mídias sociais, mecanismos de pesquisa, lojas de varejo e outros sites. É importante que as empresas descubram qual público externo deseja conversar para que possam desenvolver conteúdo que ressoe com elas.

As empresas também devem estar atentas aos conteúdos que produzem e como isso pode afetar seu público externo. Por exemplo: se uma empresa publica uma postagem no blog sobre como economizar dinheiro em compras, seus clientes podem se sentir direcionados ou pressionados a gastar menos dinheiro em comida.

Quais são os benefícios de uma comunicação interna e externa?

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A comunicação interna e externa é uma parte vital do sucesso de uma organização. Ajuda na construção de confiança, criando relacionamentos mais fortes e melhorando a cultura de uma organização.

A comunicação interna é quando os funcionários compartilham pensamentos e ideias uns com os outros, enquanto a comunicação externa é quando eles compartilham suas ideias com clientes, parceiros ou o público.

Comunicação interna:

1. Melhora o engajamento dos funcionários

2. Aumenta a produtividade

3. Cria uma cultura mais forte em uma organização

4. Aumenta a satisfação dos funcionários

5. Reduz as taxas de rotatividade de funcionários 

Comunicação Externa: 

1. Ajuda a construir confiança com clientes, parceiros ou público

2. Aumenta o reconhecimento da marca 

3. Dá aos funcionários oportunidades de aprender novas habilidades 

4. Ajuda a melhorar o atendimento ao cliente 

5. Dá às organizações oportunidades de crescimento

Quais são os modelos mais usuais de comunicação externa?

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Existem muitos modelos diferentes de comunicação externa. Os mais comuns são as mídias sociais, o press release, post do blog, emailmkt, mídias pagas, etc.

O press release é um tipo de comunicação que geralmente é divulgado por um veículo de notícias com o objetivo de compartilhar informações sobre a empresa. Eles podem ser usados para anúncios e notícias de última hora. As postagens do blog são artigos atualizados regularmente que compartilham informações sobre uma empresa ou um tópico. A mídia social permite que as empresas se conectem com seus clientes em plataformas como Twitter e Facebook.

Qual a importância da comunicação interna e externa no gerenciamento dos projetos?

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A comunicação interna e externa é uma parte importante do gerenciamento de projetos. Ajuda a equipe do projeto a se entender, compartilhar informações e tomar decisões.

Comunicação interna: A comunicação interna é o processo de troca de informações dentro de uma empresa, organização ou departamento. Essas conversas podem ser presenciais ou por e-mail, chat, telefonemas ou qualquer outra plataforma digital.

Comunicação externa: As comunicações externas são o processo de compartilhamento de informações com partes interessadas externas, como clientes, fornecedores ou partes interessadas fora da empresa.

Conclusão:

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Como você deve ter notado, a comunicação é a chave para o sucesso de um bom negócio. Não adianta nada você ter uma ideia genial, ou o produto mais inovador do mercado, se você não conseguir comunicar essa ideia para os possíveis investidores e clientes, ou até mesmo para os seus colaboradores que darão vida ao seu projeto.

E entender como passar a sua mensagem, e como ela deve ser feita de maneira diferente dependendo de com quem você fala, é apenas o primeiro passo. Um primeiro passo que muitas vezes é ignorado, por parecer óbvio a primeira vista, ou talvez até mesmo bobo, mas que jamais deve ser subestimado.

Afinal, saber transmitir o que você quer, tanto interna quanto externamente, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua organização.

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