Consciência da marca vai muito além do pioneirismo
“O que a gente pode fazer por você hoje?” Provavelmente você já leu ou ouviu essa frase em algum lugar. Pois é consciência da marca vai muito além do pioneirismo. Essa é uma das formas de apresentação que o Banco Santander usa com o seu público, seja clientes ou outros stakeholders. Ao menos essa frase é inevitável a associação ao banco. Mas você sabe o porque realizamos essa ligação ao ler ou escutar algo que nos remete a uma marca? Tudo está associado a uma série de fatores, sendo um deles, o awareness. Já ouvir falar nele?
Traduzindo para o português, awareness significa, basicamente, consciência. O conceito é um dos responsáveis do sucesso e notoriedade de uma marca, pois é por meio de seus recursos que é possível fazer-se lembrado pelo público diferenciado entre os demais. Awareness tem como um de seus atributos a vigilância, uma vez que requer atenção aos acontecimentos ao seu redor, de modo a oferecer o que o público procura e, assim, criar vínculos.
Um exemplo dessa atenção e trabalho de awareness, é que diante do atual cenário em que o mundo se encontra devido à pandemia causada pela Covid-19, pode ser observado por medidas tomadas por duas operadoras brasileiras de telefonia, que deram o pontapé inicial para auxiliarem o público. Claro e Oi, anunciaram a ampliação da banda larga sem custo adicional para que seus assinantes possam trabalhar e se entreter durante as medidas de precaução e quarentena.
Essa ação é uma maneira de fazer com que ambas empresas tornem-se referências iniciais, e dessa forma, obtenham confiança na qualidade de seus produtos e serviços. No entanto, ser o pioneiro em soluções não é a única coisa que as marcas precisam fazer para que pratiquem um bom awareness, porque de nada ou pouco adianta ser lembrada se não pelos aspectos positivos.
Por isso, é preciso trabalhar todos os detalhes da consciência da marca, porque quanto maior e mais sólida ela for, mais credibilidade terá com o público, passando a ser lembrada como solução e referência no segmento em que atua passando a ser lembrada como solução e referência no segmento em que atua. Ao praticar o awareness de maneira correta, a marca não fica dependente de atributos como preço, características técnicas e conveniência, apenas é o suficiente.
Diferença entre awareness e branding
Ambos conceitos caminham juntos, por isso é possível ter dúvidas a respeito da diferença entre os dos dois, mas vale ressaltar que o branding é um dos recursos do awareness, pois ele é uma das formas existentes de medir a força e os resultados da marca no mercado, já o awareness é responsável pela percepção do público.
Agora que você já sabe que a consciência da marca vai muito além do pioneirismo, que tal começar!
Para você começar a entender um pouco sobre posicionamento da sua marca no mercado de trabalho você tem que conheçer sobre o: