Fim da emergência por Covid-19: o que devemos aprender e não esquecer
A pandemia de Covid-19 deixou impactos na saúde da população e também consequências sociais, econômicas e culturais, além de mudanças nas rotinas de famílias e efeitos profundos nos negócios. Com a queda de mortes, hospitalizações e o alto índice da população vacinada em todo o mundo, recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou fim da emergência de saúde pública internacional mantida por mais de três anos pela doença.
No entanto, não é o fim da Covid-19, o vírus vai continuar circulando, mas devemos continuar refletindo sobre a importância de um plano de gestão de crise para evitar os riscos de futuras pandemias. Pensando neste cenário, o conteúdo a seguir faz uma análise das lições aprendidas com a pandemia de 2020 e a importância de estar preparado para ações necessárias diante de um novo cenário de pandemia na tentativa de diminuir os impactos negativos nas organizações e sociedade.
A gestão de crise se inicia antes da crise
Em momentos conturbados como a pandemia de Covid-19, as decisões podem ser tomadas sem o tempo necessário para a análise das condições normais. Tanto as organizações públicas quanto privadas tendem a agir com impulsos e emoções. É por isso que um bom sistema de gerenciamento de crise é indispensável no levantamento de informações corretas, coordenação de processos e treinamento dos profissionais da equipe.
Essa gestão de crise começa com uma análise do cenário para identificar as situações previsíveis e recursos disponíveis e, na sequência, atualização ou elaboração de um bom plano de contenção para implementar as novas ações e procedimentos. Vale pontuar que o ideal é pensar inicialmente no gerenciamento de riscos, que vai desenvolver essa cultura de se preparar para a crise dentro e fora da organização. Outro detalhe importante é criar uma lista dos riscos e crises em potencial e elaborar um manual com essas informações, além de estruturar um comitê de crise.
Comunicação clara e precisa perante à crise
É muito importante a seleção de um porta-voz dedicado e preparado para cuidar da comunicação e ter respostas prontas para o atendimento de informações para cada público específico. Não tem como usar o mesmo formato de comunicado para órgãos públicos, colaboradores de empresas privadas, população e imprensa.
Cada um necessita de uma linguagem clara de entendimento, própria para cada público e níveis de informações diferentes sem esconder os riscos e omitir dados como, por exemplo: orientar a população com dados confiáveis e regulares sobre os serviços disponíveis e os cuidados necessários no combate à doença em caso de pandemia como a Covid-19.
Outro ponto de atenção é o cuidado e monitoramento das redes sociais para se posicionar em momentos estratégicos e apresentar suas ações perante à crise, que pode levar mais tempo do que o previsto ou gerar consequências que não foram mapeadas.
Nova perspectiva pós-pandemia por Covid-19
Como vimos, uma das principais lições sobre gestão de crise durante a pandemia de Covid-19 é não esperar para planejar a crise depois dela acontecer. Além disso, criar um manual com registro dos dados, informações e ensinamentos do que ocorreu servirá para que decisões incorretas não ocorram.
Uma empresa, cidade ou país vai contornar bem uma crise se ela contar com um plano de ação e uma pessoa para administrar. Recentemente, foi declarado o fim da emergência internacional, mas o vírus vai continuar circulando, o que mostra que todos os países precisam se manter vigilantes e fortalecer os sistemas de saúde com estruturas adequadas e profissionais preparados para os momentos desafiadores.
Isso também destaca a importância de enxergar as situações adversas como uma oportunidade de criação, inovação e investimento em estratégias e ferramentas tecnológicas mais eficazes e seguras para as organizações e a sociedade.
Ajuda externa de quem trabalha todos os dias por crises
Estudar a situação e definir um plano de ação para cada tipo de crise é uma das atribuições da WePlanBefore. Temos uma equipe com ampla experiência no desenvolvimento de estratégias que envolvem desde o mapeamento dos riscos e dos públicos envolvidos, elaboração de cronograma de ações, formação de um comitê de crise e até o treinamento das equipes. E o mais importante: com ética, responsabilidade e transparência. Venha conversar com a gente!