Trabalhar a memória afetiva é uma forma de tornar sua marca lembrada

As Memórias é uma das formas de tornar sua marca lembrada. São elas que marcam e constituem nossa história, afinal, esse é um dos poucos modos existentes para prender o tempo e construirmos a vida a partir das lembranças que arquivamos em nosso cérebro. Esse fato da realidade ligado aos sentimentos das pessoas, tem sido a principal estratégia adotada por empresas de comunicação, justamente por criar uma ligação cada vez maior e verdadeira com o seu público.

Dentre os vários objetivos de uma marca, um dos principais é fazer com que os consumidores sintam-se bem. Ao trabalhar a memória afetiva, é possível transmitir ao público energias, sentimentos e afeições positivas para momentos difíceis e problemáticos. 

O que observar para tornar sua marca lembrada?

É importante observar que nossas práticas de compra e consumo (assim como toda ação que tomamos) estão relacionadas a experiências diversas que tivemos ao decorrer da vida e, em geral, apontam para coisas que visam nos complementar de alguma forma.

A frase dita por Lavosier, “Nada se cria, tudo se transforma” é uma prova concreta de memória afetiva, visto que os produtos que encontramos no mercado não são revolucionários ou criados a partir do nada, mas são transformações de itens previamente já concebidos. 

Quando as marcas criam raízes na memória afetiva do consumidor, mais do que despertar sentimentos nas pessoas, também passam a ser lembradas por elas.