Gestão de compliance: entenda quais são as vantagens para as empresas

Adaptar-se às diretrizes organizacionais é essencial para que uma empresa atinja bons resultados, além de permitir também que ela mantenha um desenvolvimento adequado. Para além de atingir alguns objetivos, é vital que as instituições sejam fiéis aos seus princípios e que observe a legislação de diferentes segmentos dentro desses esforços.

Para tanto, fazer a gestão de compliance torna-se fundamental, já que ela estabelece diretrizes pautadas nos valores mais importantes para as empresas. Sendo assim, a fim de estabelecer bons resultados na aplicação do compliance, é indispensável direcionar os seus esforços, além de estabelecer uma gestão eficaz.

Ficou interessado pelo assunto? Neste post trataremos da gestão de compliance, mostrando o que é, qual sua importância e principais desafios. Boa leitura!

O que é gestão de compliance?

A gestão de compliance trata-se de um trabalho muito importante, cujo intuito é assegurar a aplicação, o cumprimento e a renovação periódica das diretrizes de trabalho de uma organização. Isso porque tais normas e regras são indispensáveis para que o negócio atinja seus objetivos organizacionais, e também estabeleça pilares sólidos para garantir sua sustentabilidade em longo prazo.

Entender o compliance, portanto, não é uma tarefa difícil, embora possa parecer à primeira vista. Resumidamente, ele trata de práticas, regras, comportamentos e valores que norteiam uma empresa, independentemente do seu porte ou área de atuação. Como era de se esperar, tais determinações passam também diretamente sobre a gestão e o operacional, delimitando as atribuições rotineiras dos colaboradores.

Portanto, o compliance está intimamente ligado à conduta das empresas, bem como em relação às suas adequações à legislação em vigor no país. Logo, ela se faz necessária para que as organizações se mantenham em conformidade com a lei, além de aplicá-las corretamente na rotina das empresas.

Por que a gestão de compliance é necessária?

Trabalhar de maneira consistente a gestão de compliance pode trazer resultados positivos no que concerne ao desenvolvimento de uma empresa. É vital, porém, que se estabeleçam rigorosamente as métricas e processos de acompanhamento, tanto no que se refere ao engajamento de tais práticas, quanto na adequação dos processos que o compliance estabelece.

Nos dias atuais, é muito mais difícil implementar uma gestão estratégica sem que seja trabalhado o compliance de maneira eficiente. O que irá determinar o nível de adequação a essas diretrizes nada mais é do que a ambição das metas, afinal, quanto maiores elas forem, mais profundas deverão ser essas adaptações. Consequentemente, o compliance pode garantir que a empresa alcance bons números e se desenvolva internamente.

Quais as vantagens do compliance para as empresas?

De modo geral, uma gestão de compliance eficaz, pautada em políticas claras e bem estabelecidas pode gerar benefícios inumeráveis para as empresas. Dentre as principais vantagens a que ela se refere, destacam-se:

  • melhor cumprimento de leis e diretrizes;
  • maior confiabilidade entre os stakeholders do negócio (clientes, fornecedores, investidores e colaboradores);
  • redução de custos;
  • minimização de riscos;
  • aumento do cuidado com o trabalhador e da segurança institucional;
  • maior inclinação por parte de investidores e talentos que estão alinhados com os valores da instituição;
  • segurança da informação;
  • melhor eficiência na realização de serviços e produtos, etc.

Quais os desafios da gestão de compliance?

Todo trabalho demanda um melhor nível de execução e organização, o que não é diferente com a gestão de compliance — que também passa por desafios ao longo de sua jornada. Em geral, pode ser muito desafiador estabelecer normas transparentes, além de manter os trabalhadores engajados e todos os demais aspectos sob constante controle.

Dentre os desafios que mais impactam sobre esse tipo de gestão, destacam-se os pontos abaixo. Confira:

Regulamentações distintas

As normas e diretrizes consistem em um grande desafio para as empresas. Não tão raro, todos os departamentos têm uma legislação que o controla, portanto, é fundamental, antes de tudo, compreender tais regulamentações a fundo. 

Para tanto, é indispensável a montagem de uma equipe jurídica qualificada, de modo que a interpretação das normas se dê de forma mais confiável possível para então transformá-las em orientações fáceis de compreender por qualquer colaborador.

Controles internos

Outro aspecto com maior profundidade e complexidade são os controles internos. Isso, pois eles tratam do alinhamento das diretrizes com diferentes áreas, cujas demandas podem ser também diversas e colaboradores de todos os tipos.

Considerando todo este cenário, não é difícil imaginar que um trabalho de gestão bem colocado dependa de bastante resiliência, a fim de garantir a aplicação das regras, sem que elas gerem um impacto negativo tão grande.

Neste caso, portanto, a implementação submete-se a um esforço em conjunto de gestores e colaboradores, além de maior firmeza, fiscalização e adaptações ao que se mostrar necessário pelo caminho.

Desafios na comunicação

A dispersão das regulamentações é imprescindível para que a organização se alinhe devidamente à proposta do compliance. Sabendo disso, constitui-se um novo desafio: a disseminação das diretrizes.

Afinal, para que os valores, normas e orientações gerais possam ser fáceis de compreender, é vital que se utilize canais de fácil acesso por todos. Caso contrário, ainda que as normas sejam fixadas de maneira sólida, elas se tornarão ineficientes.

Atualização das diretrizes

No decorrer do tempo, as normas de uma empresa dependem de atualizações, sendo esta, inclusive, uma atribuição da gestão de compliance. Em geral, enquanto algumas diretrizes acabam ficando ultrapassadas, com o tempo outras dependem diretamente de uma atualização, a fim de se tornarem mais modernas e abrangentes. Dessa forma, é necessário atualizar-se sobre novas rotinas, processos e tecnologias.

Independentemente do setor, tamanho ou quantidade de trabalhadores, a gestão de compliance é uma ferramenta muito importante para qualquer empresa, uma vez que apresenta papel vital no sucesso das organizações. Quando bem realizado e, observado as diretrizes que podem garantir o crescimento do negócio em níveis esperados, fica mais fácil alcançar as metas organizacionais, além de a marca atingir uma posição de destaque.O que achou deste conteúdo? Se gostou e gostaria de implementar essa metodologia na empresa entre em contato conosco para uma consultoria em gestão de compliance.