#Entrevista com Karla de Melo: voz potente que impulsiona o futuro do ESG 

O ESG vem ganhando força nas agendas das organizações em todo mundo, e as mulheres estão se destacando como protagonistas nas estratégias centradas no meio ambiente, no ser humano e na governança corporativa. De acordo com um estudo da MindMiners em parceria com o Google, 61% das profissionais entrevistadas são “muito engajadas” com assunto, em comparação com 39% dos homens.  

Karla de Melo, Gerente Geral de Comunicação da Firjan, membro do Conselho Consultivo da Simplifica.CI e mentora nos projetos sociais Vai na Web e Gerando Falcões, é uma das vozes que se destacam quando o assunto é ESG em grandes organizações no país e no exterior. Ela é formada em Relações Públicas pela Universidade Salvador (Unifacs) com MBA em Gestão de Negócios e Marketing na ESPM e especialização em Gestão de Comunicação Corporativa pela PUC Minas. 

Além disso, tem especialização em Comunicação Corporativa internacional na Syracuse University/Aberje em São Paulo, em Transformação Digital pela HSM University, pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas também pela HSM University, e especialização em Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral. 

Com mais de 27 anos de experiência na área de Gestão da Reputação, Sustentabilidade e ESG, Gerenciamento de Crise, Relações Públicas, Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa, a executiva atuou nos segmentos de cultura, tecnologia, telecomunicações, siderurgia, mineração e financeiro no setor público. 

Projetos que impactam as futuras gerações 

Ao longo da sua carreira, Karla liderou e contribuiu com projetos em diferentes estados do Brasil e em outros países.  E um dos projetos que teve a oportunidade de contribuir com seus conhecimentos e experiência, marcando a sua vida profissional e até pessoal, foi um programa desenvolvido na época em que trabalhou na empresa Vale. 

“No ano de 2000, trabalhei em um projeto que tem como objetivo contribuir no desenvolvimento dos territórios no Mato Grosso do Sul, o que gerou impacto social e trouxe mudanças para o município de Corumbá. Foi uma experiência enriquecedora tanto para a minha vida profissional quanto pessoal, proporcionando muitos aprendizados e um novo olhar sobre a importância da escuta e diálogo. É um projeto que até os dias de hoje proporciona o cuidado com o meio ambiente, responsabilidade social e excelentes práticas de governança”, conta.   

Outro projeto marcante na vida profissional da executiva foi em 2020, onde esteve à frente de um novo desafio na Casa da Moeda do Brasil, no qual contribuiu com a reformulação da área de reputação e comunicação, e também participou do lançamento da cédula de R$ 200. “Na Casa da Moeda tive a honra de participar de ações estratégicas voltadas para a sustentabilidade no projeto de Gestão de Resíduos Sólidos com o objetivo de reduzir a geração de resíduos e a destinação correta dos mesmos”. 

Como fruto do projeto de Gestão de Resíduos Sólidos, está acontecendo uma exposição intitulada “Dinheiro Vivo” do artista plástico brasileiro Vik Muniz, em parceria com a Casa da Moeda do Brasil, que forneceu sacos de cédulas de real descartadas e inutilizadas para desenvolver suas obras. 

A mostra segue em exibição até 22 de abril de 2023, na sede da galeria Nara Roesler, localizada na Avenida Europa, 655 – Jardim Europa, em São Paulo. 

Maturidade profissional e experiência de vida  

Para Karla, quando falamos em comunicação, impacto ambiental, responsabilidade social e diversidade, as organizações precisam levar em consideração o ambiente no qual está inserida, o seu nível de estágio, a comunidade ao seu redor, os colaboradores e a sociedade para colocar em prática políticas sociais e ambientais.  

“Ao longo da minha trajetória profissional e experiência de vida aprendi que a escuta, diálogo, transparência e proatividade são indispensáveis para a construção de projetos com princípios relevantes que atendam as reais necessidades das organizações e da sociedade”.

Ela destaca ainda que: “Os profissionais que desejam atuar nas áreas de ESG, Reputação e Relações Públicas precisam estar atualizados no estudo, ser curiosos por novos aprendizados, fazer network com profissionais mais experientes e buscar cases de sucesso para a tomada de decisões assertivas ao longo da sua carreira”, completa. 

Livro Mulheres ESG – Medir para Mudar 

Karla é uma das 31 mulheres coautoras do livro: Mulheres ESG – Medir para Mudar. Coordenado pela Dani Verdugo, Andréia Roma e Tânia Moura, a obra traz a experiência profissional dessas mulheres e mostra como essas empresas têm buscado cumprir os três pilares da sustentabilidade com base em suas experiências e área de atuação, além de liderar equipes para que as empresas possam usufruir dos benefícios de abraçarem os pilares do ESG. 

“São mais de 27 anos trabalhando com essa temática e foi uma honra receber o convite para ser coautora do livro com tantas outras mulheres incríveis que também estão compartilhando seus conhecimentos e aprendizados ao longo da carreira”. 

Gesto de doar e receber novos conhecimentos e aprendizados 

Outra paixão de Karla é o trabalho voluntário. Atualmente, a executiva é mentora e consultora de educação no projeto social Vai na Web, que tem o propósito de acolher e formar jovens moradores em zona de conflito armado no Rio de Janeiro para ingressar e encarar os desafios da Indústria 4.0, além de conectá-los às inovadoras organizações de TI do país . 

“No Vai na Web eu tenho a oportunidade de mentorear jovens com aulas sobre comunicação não-violenta e as cinco principais competências que todo profissional deve ter. O projeto trabalha com aulas presenciais e no formato EAD, sendo este último o formato que ministro as minhas aulas, o que permite a participação de jovens de outros estados do país”, comenta. 

E não para por aí. Outro projeto social que também faz parte da rotina de Karla é o Gerando Falcões, uma rede de desenvolvimento social, que trabalha para acelerar o poder de impacto de líderes em favelas do Brasil por meio da inovação e tecnologia. 

“O projeto traz iniciativas transformadoras ao longo prazo, com os serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em comunidades. Lá, eu tenho o privilégio de mentorear mulheres e empreendedores sociais nas áreas de comunicação, marketing e competências de lideranças”. 

Quem deseja saber mais sobre os projetos, se voluntariar ou fazer doações pode obter mais detalhes nos sites: