O que é nutrição de leads?

Nutrição de leads nada mais é que mandar de forma automatizada, uma sequência de e-mails com conteúdos relativos ao que o usuário mostrou interesse antes.

Atualmente o termo nutrição de leads vem sendo muito utilizado por conta da integração com as ferramentas de automação de marketing. A absorção de informações sobre o lead junto com à personalização de mensagens em uma ferramenta de automação de marketing fez com que a nutrição de leads se transformasse em uma poderosa ferramenta para agilizar as vendas.

Com essas três características juntas você é capaz de entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa e é nisso que se resume o conceito principal de uma nutrição de leads bem-apresentada.

Nutrição de leads significa construir e sustentar o relacionamento com clientes potencias ou pessoas (leads) que tenham interesses em seu produto ou serviço, mesmo que ainda não estejam na etapa final de uma compra.

Para empresa é bom trabalhar com a nutrição de leads pois tende a aumentar a credibilidade e a autoridade diante da visão crítica da pessoa interessada. Se você pretende aumentar o faturamento da sua empresa a nutrição de leads será essencial para alcançar esse objetivo.

Normalmente o consumidor pesquisa antes de decidir qual produto ele pretende comprar ou qual serviço ele vai contratar e é nessa fase de pesquisa que a nutrição de leads se torna indispensável. 

A fase de pesquisa tem que ser vista como uma janela de oportunidade onde você cria um relacionamento com a pessoa, assim no momento em que ela estiver decida sobre qual produto ou serviço escolher, ela se lembrará da empresa que manteve um relacionamento com ela.

Elementos básicos da nutrição de leads

Os quatro principais elementos que formam a base de uma estratégia bem montada de nutrição de leads são:

  • informações sobre a lead;
  • conteúdo e personalização;
  • tempo e intervalos de envio;
  • conversão (ou não) do lead em cliente.

Implementar a nutrição de lead

Para fazer nutrição de leads de maneira profissional é preciso contratar uma ferramenta de automação de marketing. As melhores ferramentas para fazer segmentação, personalização, automação e mensuração de seus leads são: MailChimp, HubSpot, Adobe Campaign, Marketo e Eloqua. Antes de escolher uma delas estude qual é a melhor para a situação da sua empresa.

Para finalizar

A nutrição de leads é um método que favorece tanto o marketing quanto as vendas. Isso ajuda os clientes a ficarem mais informados sobre um produto e deixa os usuários preparados para avançar pelo funil de vendas. Esse é o primeiro passo para otimizar a eficiência do time comercial, vender mais e criar novas oportunidades.

Teste, analise e otimize os resultados até você alcançar o efeito desejado e ter um fluxo de sucesso. 

Não importa quanto tempo você vai levar para conquistar seus objetivos de marketing e metas de vendas é sempre válido considerar uma estratégia de nutrição de leads.