Por que investir em Construção de Identidade, Imagem e Reputação

Construção de Identidade, Imagem e Reputação são três dos principais pilares de uma empresa sólida e de sucesso. Saiba o porquê.

Índice

1 – A diferença entre identidade, imagem e reputação

2 – Com o que estamos lidando?

3 – Como a WePlanBefore pode te ajudar

4 – Entregas de Reputação

5 – Conclusão

A diferença entre identidade, imagem e reputação

Há três fatores de extrema importância para que uma empresa se consolide e tenha sucesso:  construção de identidade, imagem e reputação. É nesses três pilares que sua empresa deve pensar desde o início e sempre. A impressão, sentimento ou sensação que as pessoas têm da sua empresa é o que há de mais valioso em sua sustentação. Sejam essas pessoas os consumidores, clientes, funcionários, fornecedores ou investidores.

Mas o que são exatamente cada um desses pilares?

A construção de identidade é o conjunto de elementos que determinam a personalidade da sua empresa. É aquilo que faz com que ela seja única, especial e destacada dentre tantas. 

Podemos citar como alguns dos fatores que constroem e determinam a identidade da sua empresa e, por consequência, a imagem que as pessoas terão dela, o comportamento e a ética da empresa, seu site, suas postagens e a atenção aos comentários em redes sociais, o carinho e aproximação com seu público, o atendimento dos seus funcionários, suas ações de sustentabilidade, etc.

Assim, podemos entender que a imagem de uma empresa é o resultado da construção da identidade corporativa sobre a qual acabamos de falar. São as sensações e percepções que os stakeholders – qualquer pessoa com qualquer tipo de interesse na sua empresa – têm com o passar do tempo. É o que se passa na cabeça do público, ou em outras palavras, o que se forma no imaginário deles. 

É importante lembrar que a imagem corporativa pode ser positiva ou negativa, variando em cada momento de sua existência de acordo com diversos fatores, como por exemplo, seus planos de ação para manutenção dessa imagem. O que nos leva, enfim, à reputação. 

Todo esse trabalho planejado e contínuo de construção de identidade e imagem corporativas é para que sua empresa conquiste uma excelente reputação, que é a construção de confiança e elo com seu público. Não é apenas fazer uma venda ou prestar um serviço, é ser sempre a escolha de quem precisa do que você tem a oferecer.

E a reputação de sua empresa é um trabalho que precisa ser estudado, planejado e colocado em prática desde o início, e se trata de um processo contínuo e que não termina. É um investimento a longo prazo, porém fundamental para se destacar dentre tantos concorrentes. Não se trata de sobreviver, mas de existir de forma plena, saudável, admirável e lucrativa.

Sabe aquelas empresas que nos vêm à cabeça imediatamente quando precisamos de um produto ou serviço? Temos certeza que você quer ser uma delas. E, acredite, é com gestão de reputação que você vai conseguir. E estamos aqui para trilhar esse caminho com você!

Com o que estamos lidando?

Em nosso cotidiano frequentamos e usamos diversos tipos de empresas, como restaurantes, lojas físicas e online, farmácias, assistências técnicas, entre outros.

Em alguns desses lugares encontramos uma estrutura com nome e slogan interessantes, bonita, limpa, acolhedora, organizada, com panfletos e cardápios atrativos e objetivos além de funcionários bem vestidos, simpáticos e motivados. Por outro lado, em muitos momentos da vida temos que lidar com prestadores de serviços ou comércios que sequer têm fachada, cujos funcionários conhecem pouco dos produtos, serviços ou estoques, e onde encontramos sempre algum tipo de rispidez, falta de educação, ou mau atendimento em geral.

Em qual desses lugares preferimos estar? A resposta provavelmente é óbvia.

O mesmo acontece com os clientes, fornecedores, consumidores, investidores e público em geral da sua empresa. Eles também preferem empresas com as quais se identificam, apreciam, admiram e gostam de frequentar, lhes passando o sentimento de terem feito a escolha certa.

Essa comparação é uma forma simples, porém eficaz, de explicarmos porque são necessários esforços e investimentos precisos na construção da identidade, imagem e reputação de sua empresa.

Como a WePlanBefore pode te ajudar

  • Pesquisa e Auditoria de Imagem;
  • Diagnóstico;
  • Gestão dos Stakeholders (diferentes público interessados em sua empresa);
  • Planejamento Estratégico de Reputação e Comunicação;
  • Definição de metas, objetivos e KPIs;
  • Estratégia, Plano de Ação e Implantação;
  • Sensibilização e Treinamento.

Entregas de Reputação

A WePlanBefore busca obter sucesso desde o início da parceria com sua empresa. Para isso, entregamos:

  • Pesquisa e monitoramento da reputação;
  • Diagnóstico e relatório de reputação e imagem;
  • Mapeamento e Gestão dos Stakeholders;
  • Plano integrado de Comunicação & Relações Institucionais com cada público;
  • ESG (Environment, Social and Governance): mapeamento, governança e gestão;
  • Análise de Risco Reputacional;
  • Análise de Risco de Sustentabilidade (ESG);
  • Gestão de Influência;
  • Plano de Governança e Gestão de Crise;
  • Plano de Comunicação de Crise;
  • Comunicação Interna & novas tecnologias;
  • Comunicação e Diálogo com a Comunidade;
  • Assessoria de Imprensa;
  • Comunicação com Investidor;
  • Desenvolvimento da liderança para as competências de Comunicação.

Conclusão

Como mostramos aqui, a gestão de reputação é um trabalho árduo e minucioso, mas muito necessário. A identidade, imagem e reputação da sua empresa são essenciais para que sua empresa se consolide no mercado, e seja lembrada de maneira positiva. Sabe aquelas empresas que nos vêm à cabeça imediatamente, quando precisamos de um produto ou serviço? Temos certeza de que você quer ser uma delas. E, acredite, é com a criação e gestão de reputação que você vai conseguir. Nós, da WePlanBefore, estamos aqui para trilhar esse caminho com você!

Vamos juntos?

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