English EN Portuguese PT

Os posts têm prazo de validade! Descubra quanto tempo eles duram

Você sabe quanto tempo a sua publicação tem de vida útil depois de postada para o público? Entender quanto tempo um post dura em cada rede social é uma ferramenta para ajudar na produção de conteúdos relevantes. 

Tudo na vida tem prazo de validade. E não é porque as postagens nas redes sociais ficam armazenadas e podem ser acessadas por qualquer pessoa a qualquer hora e dia, que elas estão isentas dessa lei natural. Pelo contrário, possuem prazo de validade, que não é tão duradouro. 

Os posts têm prazo de validade! Descubra quanto tempo eles duram

24 horas, é esse o tempo que a repercussão de uma publicação dura nas principais redes sociais, sendo que muitas delas não chegam nem à metade desse rendimento, apresentando um tempo de engajamento bem curto.

Classificando o tempo hábil dos post nas redes sociais em ordem crescente, temos:

  • Twitter – é a primeira plataforma em que a publicação perde a vida útil, isso porque seu tempo limite não passa de 18 minutos em meio à grande quantidade de publicações feitas a cada hora.  Por isso, para trabalhar nessa rede e estar sempre em alta, é necessário apostar em estratégias específicas. 
  • Facebook – no queridinho dos brasileiros o tempo de duração de uma publicação não passa de 5 horas. Por isso, apostar em uma única publicação diária é mais do que o necessário para manter o engajamento, caso contrário, se apostar em múltiplos posts irá distribuir as curtidas, e uma publicação irá anular a outra. 
  • Instagram – sabia que a vida útil de uma publicação no feed é mais rápida do que no story? Pois é, o tempo máximo de um post nessa plataforma é de 21 horas. O seu funcionamento é semelhante ao do Twitter, mas, diferente do passarinho azul, aqui não é recomendável fazer mais de uma publicação por dia, e se for o caso ter muitos posts, o uso de hashtag é a ação mais certeira para manter o engajamento e visibilidade. 
  • Linkedin – de todas as quatro redes mais utilizadas pelas empresas, a plataforma corporativa é a campeã, porque a vida útil de uma publicação alcança as 24 horas.
  • Na sequência, vem o YouTube, com 20 dias; Pinterest,  com 4 meses; e a rede com tempo de visibilidade mais amplo: o Blog, que dura dois anos.

Algo que precisa ser levado em consideração junto ao tempo de vida útil da publicação é que em cada redes existe um horário ideal para soltar o post. Saber escolher a melhor hora das redes certa da sua empresa, é tornar os seus conteúdos mais relevantes e garantir fazer com que tenham uma melhor performance.

Artigos relacionados

ESG, essa sigla para indicadores de sustentabilidade não é novidade, mas está em alta

ESG, essa sigla para indicadores de sustentabilidade não é novidade, mas está em alta

Há mais de três décadas o mundo corporativo vem discutindo a real necessidade de inserir práticas sustentáveis nas empresas e […]

Leia Mais
Poucos seguidores e engajamento baixo? Isso pode ser shadowban

Poucos seguidores e engajamento baixo? Isso pode ser shadowban

Assim como todas as coisas na vida, as redes sociais também possuem regras que precisam ser seguidas, caso contrário, você […]

Leia Mais
Está com burnout? Confira dicas para lidar com essa síndrome

Está com burnout? Confira dicas para lidar com essa síndrome

Se de repente, na sua vida, todos os seus problemas giram em torno do trabalho, está se sentindo exausto, não […]

Leia Mais

Add Comment

Open chat