Comunicação com colaboradores para voltar a rotina
O home office foi a estratégia adotada para que os trabalhos continuassem sendo realizados mesmo com a pandemia do novo Coronavírus. Entretanto, com a flexibilização que algumas cidades estão tendo, a retomada aos escritórios tem sido cada dia mais comum no mundo empresarial. Mas como deve ser feita a comunicação com colaboradores para voltar a rotina?
A comunicação é a base de tudo! Quanto a isso não há argumentos. Por isso, apostar em uma boa comunicação interna é uma maneira eficaz de manter o diálogo com os colaboradores para voltar a rotina. Trabalhando esse setor, é possível ter um alinhamento interno com os cuidados que devem ser adotados e motivar os funcionários na retomada ao escritório.
Comunicação com colaboradores para voltar a rotina precisa ser amigável
Na retomada dos trabalhos presenciais, a comunicação interna da empresa vai ter que ser ainda mais eficaz, porque só dessa forma será possível alinhar todos os pontos e passar a tranquilidade que o funcionário busca para voltar para o escritório. A transparência vai ser indispensável. Por isso, a comunicação com colaboradores para voltar a rotina precisa ser amigável e sensível, pois é um assunto delicado que está sendo trabalhado.
Algumas estratégias empresariais que auxiliam nesse momento são:
- Endomarketing;
- Divulgação de impressões e aprendizados;
- Reconhecimento de conquistas;
- Utilização dos canais da organização;
- Campanhas internas;
- Canais exclusivos de comunicação entre os líderes.
O que não pode faltar?
O momento ainda é bem delicado. Além de uma nova rotina ter surgido e ser necessário adaptar para o novo normal, muitos colaboradores ainda têm medo de voltar ao escritório, seja pela forma que se direcionam até o local ou pela aglomeração no ambiente de trabalho. A saúde e o bem-estar do profissional são os primeiros atos que precisam ser pensados.
Por isso, é necessário apresentar as soluções e medidas que a empresa tem adotado para garantir a segurança, não só dele como do público externo, no caso, seus familiares.
Tranquilize-os explicando o que está sendo feito, como a distribuição de máscaras, o distanciamento entre um funcionário e outro, a medição de temperatura e o fato de o espaço de trabalho contar com postos de higienização. Informações e soluções que façam com que ele fique à vontade.
Adotar medidas melhora o engajamento
Quando uma instituição é transparente e informa os seus funcionários das medidas que têm sido adotadas para garantir o seu cuidado, eles se sentem mais confiantes e seguros. E quanto mais estiverem por dentro do que está acontecendo, mais engajados eles ficam, o que, consequentemente, faz com os resultados sejam mais promissores.