Saiba quais são as formas de se proteger do vazamento de dados

Dois vazamentos de dados ocorridos no primeiro trimestre de 2021 chamaram atenção para o tema. Instalar antivírus e firewalls é uma maneira de se proteger. 

Entre as várias pautas que tomaram conta do primeiro trimestre dos brasileiros, o vazamento de dados foi uma delas. Isso porque, em três meses, foram duas ocorrências que expuseram mais de 223 milhões de pessoas. Esses dois episódios fizeram com que uma questão viesse à tona: como se proteger do vazamento de dados? 

Seja de forma online ou presencial, tomar cuidado com as suas informações é crucial para evitar complicações futuras. Quando se trata de dados disponibilizados online, os cuidados precisam ser ainda maiores e mais eficazes, porque a todo momento estamos expostos. Mas qual a forma certa de fazer isso? A gente te explica logo abaixo. 

Como se proteger do vazamento de dados?

O assunto vazamento de dados está tão em alta que tem até um comercial circulando tratando exatamente do tema. O anúncio reflete o que pode acontecer caso você não tome cuidados com as suas informações pessoais. 

O vazamento de dados ocorre quando os processos de segurança não são capazes de proteger as informações, fazendo com que fiquem acessíveis e possam ser sequestradas por terceiros, em geral, hackers. 

Para evitar que seja uma das pessoas com dados vazados, existem alguns passos que podem, e devem, ser seguidos. 

  • Proteja seu e-mail 

Apostar em e-mails de empresas conhecidas é um dos caminhos para conseguir proteger seus dados. Por isso, ao criar um, tenha ciência do quão confiável ele é. 

  • Tenha senhas fortes

O básico da segurança é saber que as senhas precisas ser fortes. Por isso, ao criar uma conta, principalmente no ambiente online, evite apostar em sequências numéricas, números de telefones e senhas que sejam óbvias. 

  • Autenticação em dois fatores 

Apostar na autenticação em dois fatores é uma forma de se proteger ainda mais. Isso porque é necessário duas permissões para conseguir acessar a conta que deseja logar. 

  • Mantenha dispositivos atualizados 

As atualizações dos aplicativos e demais serviços é uma forma das empresas de garantirem ainda mais a proteção dos dados de seus usuários. Por isso, sempre que forem disponibilizadas novas versões, não hesite em atualizar.  

  • Realize backup 

Sempre realize uma cópia de seus documentos. Essa é uma forma de garantir que haja possibilidade de recuperação de informações. 

  • Instale firewalls 

            Firewalls atuam como parte da segurança. Isso porque eles avaliam     e monitoram o tráfego. Dessa forma, conseguem impedir os malwares, worms e hackers, aumentando a segurança dos seus aparelhos eletrônicos. 

  • Aposte no antivírus 

Ter um antivírus ajuda a combater as ameaças e limpar o computador caso algum vírus se instale. Assim, você evita ficar desprotegido no ambiente online. 

Aposte na LGPD 

Desde setembro de 2020, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) está em atividade no Brasil. Ela é uma forma de aumentar a proteção dos dados das pessoas e punir quem os disponibilize sem o consentimento do usuário. Uma das apólices da LGPD é que ela obriga empresas a notificarem os titulares  em caso de vazamento. 

A LGPD é um dos serviços oferecidos pela WPB. Para saber mais sobre ele e ficar em segurança, entre em contato com a gente. 

vazamento de dados
Compartilhe

Deixe um comentário