Selo ESG: o que é, para que serve e como as empresas podem conseguir essa certificação

A sigla ESG, “environmental, social and governance”, que em português significa “ambiental, social e governança”, não é um assunto exatamente novo, mas tem voltado à tona devido ao interesse que desperta nas novas gerações, mais preocupadas com o meio ambiente e seu bem-estar no mundo, bem como com os novos caminhos que as empresas têm tomado no sentido de terem suas metas e produções também voltadas para esses temas. 

Mas você sabe o que essa sigla significa e como as empresas podem obter essa certificação? Continue a leitura para saber. 

O que significa ESG? 

ESG está relacionado às boas práticas desempenhadas por empresas, demonstrando um termômetro para que ela seja considerada social e também ambientalmente correta em suas ações, mas também em relação ao modo como seus líderes e chefes lidam diariamente com seus funcionários/colaboradores. 

Cada letra da sigla ESG tem um significado: 

  • “E” (environmental) tem a ver com as práticas da empresa relacionadas a assuntos do meio ambiente, tais como: poluição da água, do ar, aquecimento global, emissão de carbono, etc. 
  • “S” (social), com a forma como a instituição lida com pessoas. Isso serve para funcionários/colaboradores e também para a comunidade localizada ao entorno da empresa. Fazem parte a legislação trabalhista, proteção de dados de funcionários e de clientes, diversidade, remuneração, entre outros. 
  • “G” (governance), ligada à forma como a empresa faz a administração dela e seu relacionamento com governos, acionistas e políticas anticorrupção, canal de denúncias, etc. 

Empresas com ações em bolsas de valores têm esses critérios levados em consideração por parte dos investidores como forma de mensurar as práticas sustentáveis da corporação e sua geração de impactos positivos, financeiros, sociais e ambientais, a fim de saberem se são uma boa opção de investimento. 

Essas empresas devem levar em consideração não só o lucro, tornando-se mais atrativas, tanto para os consumidores quanto para potenciais investidores. Cada empresa praticante da ESG pode apostar mais em um pilar que em outro, pois cada ação da instituição vai depender de um contexto e das particularidades da empresa. Mas, normalmente, alguns pilares têm mais destaque. 

Ambiental: em relação à responsabilidade ambiental são exigidos critérios como: 

  • gestão de resíduos;
  • políticas de desmatamento, nos casos em que se apliquem;
  • uso de fontes renováveis;
  • posicionamento da empresa em relação às questões climáticas;
  • políticas de redução e eliminação de poluentes;
  • logística reversa de produtos;
  • política de negociação com fornecedores que adotam medidas de responsabilidade ambiental;
  • ações para melhora e preservação da biodiversidade, quando a organização possui terras.

Social: relacionado aos critérios sociais, o que inclui gestão de pessoas e valorização do capital humano. Nesse caso, os critérios exigidos são: 

  • taxa de turnover; 
  • planos de previdência para os colaboradores;
  • nível de envolvimento dos colaboradores na gestão da empresa;
  • benefícios e vantagens oferecidos, além do salário;
  • posição da empresa acerca de políticas públicas e questões relacionadas aos direitos humanos;
  • salários justos;
  • programas de treinamento e desenvolvimento de talentos;
  • respeito às leis trabalhistas;
  • gestão de relacionamento com o cliente;
  • proteção de dados;
  • políticas corporativas de incentivo à diversidade e inclusão.

Além desses quesitos, outra preocupação é a relação com fornecedores que compartilham os mesmos valores, a fim de evitar trabalho com mão de obra escravizada, por exemplo, entre outros aspectos.

Governança, que tem a ver com a forma como a empresa é administrada e se a gestão atende aos interesses de todas as partes, o que envolve colaboradores, acionistas e clientes.Neste caso são levados em consideração os critérios: 

  • transparência financeira e contábil;
  • relatórios financeiros honestos;
  • conduta corporativa;
  • remuneração dos acionistas;
  • relação com entidades do governo e políticos;
  • independência e diversidade nos conselhos;
  • integridade e práticas anticorrupção;
  • gestão de riscos. 

As vantagens para empresa ao adotar o ESG 

Adotar critérios de ESG vai além de atrair investidores. Envolve inclusive desempenho financeiro, uma vez que dessa forma se aproveita melhor os recursos. Essa prática evita também altos índices de turnover, evitando maiores gastos. 

Uma outra consequência positiva do ESG é a imagem da marca, empresas que trabalham com ESG fortalecem a marca delas. Este é um reconhecimento importante para os mercados nacional e internacional, já que eles têm rankings de classificação para medir a aderência de empresas a esse aspecto. 

A confiança no investidor é outra boa consequência, o que implica diretamente em maiores investimentos. Empresas que não apostam nisso tendem a ficar para trás. 

Como implementar o ESG em sua empresa? 

O passo a passo a seguir vai te ajudar. 

1. Entenda a realidade da sua empresa: observe o nível de maturidade ESG em que ela se encontra. Coloque em um papel tudo que ela já faz e o que falta fazer e, em seguida, crie objetivos sob este aspecto para a instituição. As metas devem ser alcançáveis, por isso deve existir um planejamento sólido  a  ser seguido. 

2. Crie uma política empresarial alinhada à valores: as novas políticas devem estar alinhadas à visão e valores da empresa. Isso porque a cultura organizacional tem a ver com as diretrizes do negócio. Por isso a hora de escolher um plano de ação é preciso ser coerente com o que se acredita. 

3. Defina pontos em cada pilar do ESG: um ponto de foco para cada um dos pilares da sigla. Ele  servirá como um orientador, direcionando para as demais políticas aplicadas. 

4. Implemente o plano: alinhe pessoas, processos e sistemas de gestão. É a partir daí que as mudanças devem ser feitas de forma eficiente e com resultados. Os processos para realização dos procedimentos devem ser realizados para a adoção do planejamento, quando devem passar por alterações, revisões e ajustes. 

5. Mensure resultados: estabeleça metas capazes de serem mensuradas, mostrando uma agenda positiva da instituição. Utilize métricas e indicadores para isso. 

Como obter uma certificação de empresa ESG?

O diagnóstico para sua empresa é o primeiro passo. Isso porque é necessário saber em qual etapa a instituição se encontra. 

Quando esse primeiro passo é dado, um plano é realizado, visando garantir o desenvolvimento sustentável com base nos três pilares do EGS. 

Em meio ambiente é preciso garantir o bom desempenho na gestão de recursos naturais e também se espera que a companhia tenha o controle sobre as emissões de carbono. 

No pilar social, a empresa precisa garantir garantir o desenvolvimento conjunto, além de ter um bom relacionamento com todos os seus públicos: colaboradores, clientes, fornecedores e comunidades onde a empresa está inserida.

Já para a governança, as práticas estão voltadas à liderança da organização e devem garantir que os objetivos anteriores vão ser, de fato, pensados em todas as esferas. Empresas com certificado ESG precisam ter controle de riscos e garantir os direitos dos acionistas e consumidores.

Com esses três aspectos abordados, a empresa vai estar pronta para receber o selo ESG e, a partir daí, passa a contar com toda a credibilidade de possuir uma certificação, ganhando confiança do mercado.

Agora que você já sabe o que é ESG e que essa sigla faz diferença em uma empresa, melhore a gestão do seu negócio obtendo este selo. Estamos prontos para te ajudar em mais essa fase. 

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