Como melhorar a comunicação do time no trabalho remoto?

Promover o trabalho em equipe nem sempre é uma tarefa fácil dentro de uma corporação, em época de pandemia e trabalho remoto, podemos dizer que essa dificuldade foi ampliada em diversos termos. As empresas novamente precisaram se reinventar na realização de treinamentos em equipe entre tantas outras atividades onde tínhamos a necessidade de reunir todos em um único ambiente.

Graças aos avanços tecnológicos, temos acesso a diversas plataformas que nos permitem a união de todos em um único lugar através de videoconferências. Apesar de 1 a cada 5 brasileiros sinalizarem como uma maior dificuldade no trabalho remoto a distração, podemos ver nos dados que 78% dos brasileiros sentem-se mais produtivos trabalhando em casa, pelo fato de terem mais flexibilidade em seus horários no dia a dia.

Aplicativos que ajudam no trabalho remoto 

Mesmo no pós-pandemia, é previsto que 30% das empresas continuem com o trabalho remoto, já que encontram grandes pontos positivos em questão. Por essas porcentagens, listamos abaixo algumas ferramentas que podem ajudar as instituições em home office.

Slack

Permite um ambiente de trabalho virtual, onde podemos criar grupos específicos de acordo com hierarquias para uma melhor organização, compartilhando tarefas, funções e resultados, de forma rápida e eficiente, permitindo até mesmo a comunicação individual dos colaboradores.

Trello 

Ferramenta onde podemos criar atividades aderindo prazos e responsáveis, com checklists, links, entre tantas outras coisas, de uma maneira visualmente organizada, facilitando o trabalho em equipe.

Google Meet

Nos entrega a possibilidade de realizarmos reuniões internas e com clientes, utilizando webcam, áudio, compartilhando arquivos de sua tela, podendo realizar apresentações de relatórios, planejamentos e treinamentos, entre outros.

Google Drive

O armazenamento de arquivos em nuvem, podendo ser compartilhado com membros da equipe facilita o acesso por pastas de acordo com a necessidade.

Office online 

Podemos editar um mesmo documento compartilhado, nos entrega eficiência em um trabalho ou arquivo específico em equipe, nos mostrando suas últimas edições e seu editor.

Teams

Plataforma adotada inclusive por algumas instituições de ensino, nos apresenta a união de algumas funções em um único lugar, podemos acessar em abas distintas funções atribuídas para nós com seus prazos, agenda de reunião, e a possibilidade de realizar videoconferência na própria plataforma.

Wetransfer 

Em um mundo onde podcasts têm sido cada vez mais procurados, o wetransfer nos ajuda a enviar arquivos pesados, que ultrapassam o limite estabelecido pelo e-mail e Google Drive.

Problemas do trabalho remoto 

Além de todas essas ferramentas facilitadoras no home office, destacamos o cuidado extra que vimos necessário em 93% dos funcionários ouvidos em pesquisas que se sentem desamparados por suas corporações em relação à saúde mental, por isso a importância de apoiá-los e ajudá-los no trabalho em equipe com essas ferramentas, transmitindo o valor que eles têm na empresa.

Compartilhe

Deixe um comentário