Está com burnout? Confira dicas para lidar com essa síndrome

Se de repente, na sua vida, todos os seus problemas giram em torno do trabalho, está se sentindo exausto, não consegue ser produtivo e tem mudanças gradativas de humor, você deve estar sofrendo de burnout. Você sabe o que é isso?  

Considerada uma das doenças do século XXI, a síndrome do burnout está mais presente do que se imagina na realidade das pessoas. Isso acontece devido ao esgotamento profissional causado por falta de reconhecimento, excesso de trabalho e problemas de relacionamento. 

Quem tem essa síndrome tende a apresentar alguns sintomas profissionais e pessoais como:

  • Afastamento social; 
  • Mudança de comportamento;
  • Agressividade;
  • Dificuldade de concentração; 
  • Ansiedade.

Na maioria dos casos, não cuidar do problemas ou não se prevenir pode causar problemas maiores, como como a depressão. Para a prevenção, existem alguns hábitos diários capazes de afastar a o burnout. Alguns deles são:

Praticar exercícios físicos 

Ter uma rotina de atividades físicas como frequência de pelo menos três vezes na semana, já é o suficiente para reduzir o estresse e a ansiedade e fazer você se desconectar do trabalho. Fazer desse hábito algo contínuo, é uma forma de cuidar da saúde de modo total e melhorar sua disposição.

Ter um bom sono 

Dormir é uma das melhores formas de relaxar. Por isso, nesse momento, nada pode nos atrapalhar, pois necessitamos de descanso profundo para restaurar o organismo. Ter uma rotina de sono, como horário para acordar e dormir e preservando as 8 horas recomendadas por profissionais da saúde, é uma forma de desconectar e repor as energias. 

Tenha uma vida social 

Trabalho é trabalho e vida social é vida social. Sendo assim, quando sair do escritório se desligue e volte apenas em suas tarefas no próximo dia útil. Não abra mão dos seus momentos pessoais de distração. Sair para conversar, se divertir e conhecer pessoas novas é extremamente importante, pois desperta novos sentidos e aprimora nossa criatividade. 

O poder do não 

Muitas vezes temos medo de dizer não, principalmente no ambiente de trabalho. No entanto, tornar essa prática algo contínuo (quando convém), evita o Burnout, com o acúmulo de responsabilidade e melhorar a saúde mental. Por isso, não se reprima e posicione-se quando for necessário.  

Se conheça 

O melhor jeito de driblar qualquer situação é conhecendo a si mesmo, porque dessa forma, sabemos do que gostamos, o que nos intriga e, o principal quando se trata de trabalho: o nosso limite. Ao se conhecer você desperta o seu emocional e outras funcionalidades. 

Uma boa alimentação muda tudo

Comida e atividades físicas caminham junto, não é mesmo? Então, onde uma está a outra deve marcar presença também. Ter uma alimentação adequadas repõem as nossas energias, melhora a imunidade, sono e humor. Apostar em uma rotina saudável é possibilitar maior estabilidade profissional e pessoal. 

Leia mais em nosso Blog.

Compartilhe

Deixe um comentário