English EN Portuguese PT

Estratégia de posicionamento de marca é primordial em tempos de crise

Crises acontecem! 

Essa é uma das únicas certezas que temos, principalmente quando se trata de negócios. Justamente durante conjunturas e cenários desfavoráveis, pensar em estratégias para melhorar a imagem de uma marca junto ao público é indispensável.

Não estamos falando apenas da maneira como a marca se mostra para o mercado, mas sim aquele arcabouço de iniciativas e esforços estratégicos que são adotados com o objetivo de construir relevância para consumidores, colaboradores e demais públicos.

Isso não se faz da noite para o dia. O posicionamento de marca é uma ação admirável que de fato influencia no sucesso e até na sobrevivência do negócio, mas requer um trabalho árduo e incansável de planejamento, pesquisa e muita estratégia. 

São processos contínuos, que nunca se encerram enquanto a marca existir e procuram conceber um valor duradouro, consistente e sustentável. Em resumo: credibilidade e reconhecimento.

Em cenários adversos, marcas fortes têm mais chance de sobreviver

Ser reconhecido pela qualidade de produtos ou serviços é uma enorme vantagem competitiva que certamente leva ao aumento das receitas. Vale destacar que, apesar de não ser o foco principal, esta saúde financeira é muito significativa para superar momentos de crise.

Entender o consumidor é outro ponto que deve ser fortemente explorado. Estratégias pensadas para o público-alvo são vitais para garantir que a marca seja percebida pelos clientes. Um posicionamento positivo desperta o interesse e instiga diretamente a decisão de compra, além de contribuir com a satisfação do consumidor em relação à própria empresa, produto ou marca.

Não é fácil construir ou mesmo manter a imagem positiva de uma marca durante estes períodos de instabilidade. E aqui podemos citar recessão econômica, crises políticas, de saúde – como a pandemia do coronavírus – e outros eventos adversos que impactam diretamente negócios e segmentos inteiros. Mesmo assim, é sempre momento de olhar para a própria marca. Como ela está posicionada? Ela está na cabeça dos consumidores de forma efetiva? Ela é relevante?

Segundo um estudo da Kantar, empresa de pesquisa de mercado, 80% dos entrevistados concordam completamente que as marcas devem comunicar seus esforços para enfrentar a pandemia e sobre como podem ser úteis nesse novo dia a dia, assim como devem evitar explorar a situação do coronavírus para promover sua imagem. Isso reforça que uma estratégia de posicionamento de marca bem feita, durante uma crise sanitária sem precedentes, não é apenas uma oportunidade de promoção, mas sim uma ocasião para ajudar, levar informação e se solidarizar com as pessoas num momento tão difícil. O relacionamento próximo e o diálogo com o público têm um peso muito grande nesta questão.

Porém, como dissemos anteriormente, isto não pode ser feito da boca para fora. Para que haja credibilidade, este posicionamento deve ser genuíno, responsável, deve refletir a cultura e o espírito da empresa, deve trazer respostas verdadeiras e que façam sentido.

Só assim é possível criar uma vasta consciência sobre a existência da marca, transmitindo confiabilidade e fortalecendo a identificação com o seu público.

Artigos relacionados

Redes Sociais e saúde mental: como equilibrar os dois na vida cotidiana?

Redes Sociais e saúde mental: como equilibrar os dois na vida cotidiana?

As redes sociais viraram tudo em nossa vida. Fonte de informação, entretenimento, trabalho e bate-papo. Na pandemia, seu uso foi […]

Leia Mais
ESG, essa sigla para indicadores de sustentabilidade não é novidade, mas está em alta

ESG, essa sigla para indicadores de sustentabilidade não é novidade, mas está em alta

Há mais de três décadas o mundo corporativo vem discutindo a real necessidade de inserir práticas sustentáveis nas empresas e […]

Leia Mais
Práticas sustentáveis adotadas por empresas reforçam imagem e reputação

Práticas sustentáveis adotadas por empresas reforçam imagem e reputação

Sempre que nos aproximamos de uma data comemorativa relacionada à sustentabilidade surge uma enxurrada de publicações e mensagens nas redes […]

Leia Mais

Add Comment

Open chat