O que é identidade corporativa, para que serve e como aplicá-la em seu negócio?

A identidade corporativa tem o seu conceito diretamente ligado às próprias características do ser humano. Isso porque, assim como ocorre com os atributos que identificam as pessoas, no contexto corporativo o termo é usado para descrever a personalidade, individualidade e expressão das empresas.

A identidade de um negócio, portanto, é expressada pelas ações que são colocadas em prática. Em outras palavras, ela é constituída por sua linha de comunicação, posicionamento e, principalmente, por atributos que formam a imagem da marca mediante a sociedade e o seu público-alvo.

Resumidamente, a identidade corporativa é o que revela a personalidade das marcas e as destaca da concorrência. Quer saber mais sobre o assunto? Então, veio ao lugar certo. Neste post explicamos a importância de desenvolver uma identificação empresarial e trouxemos dicas práticas para que você possa desenvolvê-la em seu negócio. Boa leitura!

O que é uma identidade corporativa, afinal?

A identidade empresarial, como também é chamada, trata-se de um fator primordial para qualquer negócio, independentemente do seu porte ou área de atuação. Isso ocorre porque ela é extremamente importante para a relação da marca com seus consumidores e demais stakeholders (públicos estratégicos).

Intimamente ligada à cultura organizacional de uma empresa, a identidade corporativa vai além das características que a identificam e individualizam. Na realidade, ela representa o que é a empresa e seus valores, como se dá seu relacionamento com os indivíduos, bem como ela se comporta em diversas situações.

Dessa forma, a identidade corporativa retrata o que é o seu negócio, incluindo suas características essenciais, como missão, visão e valores — não se resumindo, portanto, a atributos superficiais, como a identidade visual da marca (cores, tipografias, tom de voz, etc).

Qual a importância da identidade corporativa?

Não à toa, a identidade corporativa pode ser considerada um elemento que coloca em evidência tanto os aspectos essenciais quanto visuais de um negócio. Sendo assim, defini-la é crucial, haja vista que através dela pode-se estabelecer um guia de estilo e comportamental para conduzir clientes, colaboradores e parceiros.

Demonstrar o que esperar de uma marca é, inclusive, o principal objetivo da identidade corporativa. Afinal, ao cuidar dessa relação, é possível inspirar um relacionamento de maior confiança com determinado público. Não é demais lembrar que as organizações que se mostram de forma diferente daquela que se posiciona publicamente afastam os clientes, o que pode levar a sérias crises de imagem e prejuízos às empresas.

Imagine, por exemplo, uma marca que se coloca a favor da preservação ambiental, mas, por outro lado, se associa a marcas reconhecidas pelo descaso com boas práticas ecológicas. Fatalmente, tal atitude poderá ser questionada pelos consumidores e até mesmo afastá-los da sua empresa. Certo?

Para evitar isso — já que o bom relacionamento entre empresa e cliente é um aspecto primordial para o seu sucesso —, a identidade corporativa tornou-se um mecanismo vital, pois permite a construção de uma imagem positiva, além de possibilitar que o seu público-alvo entenda exatamente o que esperar dela.

Como criar uma identidade corporativa?

Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, a identidade corporativa não é puramente ligada a aspectos visuais. Sendo assim, para desenvolvê-la, é necessário conhecer os valores da empresa, entre outros fatores. Abaixo, descubra como criar uma identidade empresarial:

Conheça o negócio

O primeiro passo para construir uma identidade corporativa é conhecendo a fundo o seu negócio. Nesta etapa, deve-se aprofundar na história da marca, especialmente quando ela já está no mercado há muito tempo.

A partir dessa imersão histórica, pode-se definir melhor, por exemplo, as razões para a qual ela foi criada. Além disso, nesta fase fica mais fácil identificar ainda os pontos fortes e fracos, contribuindo para uma identidade mais forte e coerente. É uma etapa de diagnóstico bem delicada de ser feita e não pode ser tendenciosa, por isso, é interessante que seja feita por especialistas em identidade corporativa, pois profissionais externos poderão ter um olhar neutro para analisar as informações. 

Conte a história da sua marca

A identidade de uma empresa se desenvolve, basicamente, a partir da sua “história de vida”. Faz pouco sentido, por exemplo, se uma empresa utiliza um discurso específico, quando este não está de acordo com a sua história. Não é mesmo?

Logo, após uma profunda investigação em relação ao seu negócio, o próximo passo é criar uma identificação que conte a sua história. Para tanto, deve-se evidenciar as origens da sua empresa, além de se concentrar nos diferenciais do seu negócio em relação à concorrência.

Tanto a história de uma empresa quanto os aspectos que a tornam única devem fazer parte da identidade empresarial. Afinal, tais características possuem um importante papel estratégico nas ações da marca.

Desenvolva sua identidade visual

A identidade visual é necessária para toda empresa, mesmo que ela esteja iniciando no mercado. Isso porque é a partir dos elementos que a caracterizam que será possível transmitir sua mensagem para o seu público. Assim, além dos detalhes que individualizam a identificação de uma marca, o aspecto visual é primordial.

Composto por diversos elementos, essa etapa deve-se definir as configurações de cada um deles, tais como:

  • Logotipo;
  • Paleta de cores;
  • Tipografia;
  • Público-alvo;
  • Linguagem; e
  • Mensagem:

Grave tudo em um guia de estilo

Tudo pronto e definido, o último passo é fazer o registro de todo o processo criativo em um documento denominado “Guia de Estilo”. Nele, devem ser documentadas todas as características que compõem a identidade corporativa, desde as escolhas de fontes, paletas de cores, tom de voz, etc.

Apesar de haver muitos fatores a serem considerados na elaboração de uma identidade corporativa, ela faz parte de um grande processo que toda empresa deve atravessar. Como vimos, a identidade tem papel extremamente importante nos objetivos organizacionais, portanto, é fundamental conhecer seu mercado e todas as suas particularidades desde o início.

Pronto para construir a identidade corporativa da sua empresa? Então, saiba que pode ser muito útil contar com um profissional em reputação, a fim de planejar de maneira adequada este processo em seu negócio. Para tanto, conte com a WPB! Solicite um orçamento agora mesmo.

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