Quais as funções do comitê de crise e sua importância dentro da organização?

As principais funções do comitê de crise são coordenar os trabalhos relativos à situação de risco que a organização está enfrentando. Da convocação de reuniões, distribuição de tarefas até as tomadas de decisões mais críticas.

As crises corporativas têm naturezas distintas e podem provocar prejuízos expressivos para as organizações. A melhor maneira de lidar ou mesmo de evitar uma crise é estar preparado. Conhecer o evento com profundidade e agir rapidamente podem ser ações determinantes para impedir um desfecho pior.

Se a crise se instalar acione imediatamente o comitê

Diante deste cenário, é imprescindível que a empresa conte com um comitê de gestão de crises, que deve ser formado por representante de diversas áreas da companhia.

Quais são as principais funções do comitê de crise?

  • Atuar com agilidade para apurar e controlar informações;
  • Definir e uniformizar os posicionamentos e respostas da organização junto a todos os públicos envolvidos;
  • Garantir uma eficiente distribuição das informações, controlando fluxos e estabelecendo roteiros, cronogramas e procedimentos padrões;
  • Acompanhar de perto e analisar minuciosamente a cobertura da imprensa, repercussão de notícias, comportamento nos demais canais, como redes sociais e comunicação interna;
  • Determinar com clareza as funções dos participantes do comitê, nomeando um líder e um porta-voz para o grupo;
  • Assegurar a veracidade dos fatos e divulgar as ocorrências com precisão;
  • Reconhecer publicamente a existência dos problemas;
  • Atuar com ética e transparência.

Quem estrutura e define as funções do comitê de crise

Se você não tiver um especialista em gestão de crise dentro da empresa, contrate uma consultoria terceirizada, pois o assunto é muito sério e grave para ser tratado por amadores.

Conheça os profissionais da WePlanBefore. Agende uma consultoria sem custo para entender como estruturar o comitê de crise na sua empresa e estar preparado para qualquer problema que venha a acontecer.