English EN Portuguese PT

Redes Sociais e saúde mental: como equilibrar os dois na vida cotidiana?

As redes sociais viraram tudo em nossa vida. Fonte de informação, entretenimento, trabalho e bate-papo. Na pandemia, seu uso foi ainda mais intenso. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicação, o consumo de internet aumentou entre 40% e 50% em 2020. 

Apesar de as redes sociais terem se tornado nossas aliadas, é preciso ter cuidado, porque também são um dos principais meios de comprometer a nossa saúde mental. Para mexer nas redes, é necessário ter equilíbrio para manter-se saudável.

Como conseguir equilíbrio entre redes sociais e saúde mental? 

Em um estudo realizado e divulgado pelo Cuponation, o Brasil foi o segundo país que mais utilizou as redes sociais em 2020. Cinco horas por dia foi o tempo que os brasileiros passaram em sites e programas de interação. Esse período não é bom para a saúde, é necessário haver um equilíbrio entre redes sociais e saúde mental. 

Um estudo publicado pelo Journal of Social and Clinical Psychology, aponta que a utilização das redes sociais por até 30 minutos no dia pode ser uma boa forma de manter a saúde mental.

Mas, como controlar esse tempo? Existem algumas alternativas, sendo elas:

  • Desativar as notificações dos aplicativos;
  • Estipular tempo para utilização das redes sociais;
  • Manter o celular fora do alcance das mãos;
  • Separar a vida online da offline;
  • Ter objetivos traçados em cada rede social. 

Por que controlar o tempo nas redes sociais?

O frequente uso das redes sociais faz com que as pessoas acabem se esquecendo da realidade. Algo que todos precisam ter em mente é que a vida online não é real time e nem tudo o que está ali é verdade. 

Quando você controla o uso da internet, é possível aproveitar mais os momentos reais e evitar as tão indesejadas comparações que o excesso de aplicativos de interação acabam nos instigando a fazer. Assim como qualquer outra coisa que temos contato, as redes também precisam de controle. 

Controlar o seu tempo melhora a saúde mental, o que, consequentemente, faz com que você fique mais saudável e produtivo. Em tempos de pandemia, ter estabilidade mental, é lucro para quem consegue. 

Artigos relacionados

ESG, essa sigla para indicadores de sustentabilidade não é novidade, mas está em alta

ESG, essa sigla para indicadores de sustentabilidade não é novidade, mas está em alta

Há mais de três décadas o mundo corporativo vem discutindo a real necessidade de inserir práticas sustentáveis nas empresas e […]

Leia Mais
Práticas sustentáveis adotadas por empresas reforçam imagem e reputação

Práticas sustentáveis adotadas por empresas reforçam imagem e reputação

Sempre que nos aproximamos de uma data comemorativa relacionada à sustentabilidade surge uma enxurrada de publicações e mensagens nas redes […]

Leia Mais
Dia Mundial contra a Cibercensura

Dia Mundial contra a Cibercensura

O que é a cibercensura? Para responder a essa pergunta precisamos destrinchar a palavra!  Censura é definida por visar a […]

Leia Mais

Add Comment

Open chat