Redes Sociais e saúde mental: como equilibrar os dois na vida cotidiana?

As redes sociais e saúde mental mudaram tudo em nossa vida. As redes sociais são fonte de informação, entretenimento, trabalho e bate-papo. Na pandemia, seu uso foi ainda mais intenso. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicação, o consumo de internet aumentou entre 40% e 50% em 2020. 

Apesar de as redes sociais terem se tornado nossas aliadas, é preciso ter cuidado, porque também são um dos principais meios de comprometer a nossa saúde mental. Para mexer nas redes, é necessário ter equilíbrio para manter-se saudável.

Como conseguir equilíbrio entre redes sociais e saúde mental? 

Em um estudo realizado e divulgado pelo Cuponation, o Brasil foi o segundo país que mais utilizou as redes sociais em 2020. Cinco horas por dia foi o tempo que os brasileiros passaram em sites e programas de interação. Esse período não é bom para a saúde, é necessário haver um equilíbrio entre redes sociais e saúde mental. 

Um estudo publicado pelo Journal of Social and Clinical Psychology, aponta que a utilização das redes sociais por até 30 minutos no dia pode ser uma boa forma de manter a saúde mental.

Mas, como controlar esse tempo? Existem algumas alternativas, sendo elas:

  • Desativar as notificações dos aplicativos;
  • Estipular tempo para utilização das redes sociais;
  • Manter o celular fora do alcance das mãos;
  • Separar a vida online da offline;
  • Ter objetivos traçados em cada rede social. 

Por que controlar o tempo nas redes sociais?

O frequente uso das redes sociais faz com que as pessoas acabem se esquecendo da realidade. Algo que todos precisam ter em mente é que a vida online não é real time e nem tudo o que está ali é verdade. 

Quando você controla o uso da internet, é possível aproveitar mais os momentos reais e evitar as tão indesejadas comparações que o excesso de aplicativos de interação acabam nos instigando a fazer. Assim como qualquer outra coisa que temos contato, as redes também precisam de controle. 

Controlar o seu tempo melhora a saúde mental, o que, consequentemente, faz com que você fique mais saudável e produtivo. Em tempos de pandemia, ter estabilidade mental, é lucro para quem consegue. 

E quando a rede social é o seu trabalho?

É importante respeitar os horários de trabalho, mesmo que esteja atuando em home office. Tenha os horários bem alinhados com seus superiores e respeite o contrato de trabalho entre as partes. É importante que a empresa também respeite esse acordo e tenha uma cultura de sustentabilidade, na qual o relacionamento com os parceiros envolvidos é respeitado.

Caso a empresa não tenha essa políticas, considere apresentar aos gestores uma opção de consultoria para práticas ESG. Entre em contato e solicite uma consultoria de diagnóstico grátis.