O que esperar das transformações digitais em 10 anos?

As transformações digitais são cada dia mais presentes no cotidiano das sociedades. O melhor, elas estão sempre se atualizando. Mas, tendo uma visão a longo prazo, o que podemos esperar desses recursos para os próximos 10 anos? A resposta é simples: melhoria em várias áreas e possibilidade de uma vida mais rápida, sustentável e com mais benefícios.

Se pensa que essas transformações digitais são ações inovadoras com as quais não estamos acostumados ou, como diz Bill Gates, “coisas que vão apenas criar manchetes”, está enganado. Na verdade, o que veremos em uma década é o desenvolvimento de tecnologias que já fazem parte do nosso dia a dia.

O que esperar das transformações digitais em 10 anos?

Transformações digitais que vão se desenvolver

Existem seis recursos que têm sido cotados como as principais transformações digitais. São eles:

Internet: Cada vez mais necessária, calcula-se que em muitos locais não vai ser possível viver sem estar conectado, e, até 2024, 80% da população mundial, ou seja, 6,4 bilhões de pessoas vão ter acesso a esse mecanismo. 

Uma evolução que vem para firmar ainda mais a presença da internet é a tecnologia 5G, porque ela vai:

  • Ampliar o fornecimento das conexões móveis;
  • Melhorar o sinal; 
  • Aumentar a velocidade da internet; 
  • Possibilitar resultados instantâneos em buscas virtuais; 
  • Deixar as videoconferências mais realistas. 

Carros: Veículos autônomos já vêm sendo testados e utilizados em alguns países, porém, ainda não são tão presentes no cotidiano. Entretanto, essa realidade deve mudar até 2026, pois a previsão é que 10% da frota dos EUA já passem a não precisar mais de motoristas. A vantagem dessa operação se relaciona com a diminuição da poluição do ar e a segurança no trânsito.

Vestimentas: Com o desenvolvimento da moda, não haverá mais problema com o tempo ou a mudança brusca que o mesmo possa sofrer em um dia, porque as roupas passarão a ter um chip que possibilita que se adequem à temperatura ambiente. Contudo, essa não será a única inovação. Outro recurso visível se relaciona com a obtenção de informações sobre o seu corpo.

Inteligência Artificial: Casas, empresas, restaurantes e outros estabelecimentos já contam com a inteligência artificial (IA). Porém, ela ainda não interfere na escolha de pessoas para assumirem determinados cargos. Mas em um futuro próximo, devido à utilização de dados configurados a robôs, eles serão capazes de selecionar os candidatos mais qualificados para determinadas funções que precisam ser exercidas. 

Impressão 3D: De impressão de brinquedos e objetos, essa máquina será capaz de salvar vidas, porque vai conseguir imprimir órgãos e diminuir as filas de espera e procura por doadores.

Celulares: Muitos telefones celulares hoje em dia já são melhores do que alguns computadores e isso só tende a se desenvolver ainda mais. Por isso, prepare-se! Porque em alguns anos os smartphones vão ser mais eficazes e rápidos do que os PCs.

Não fique por fora dos Posts

Compartilhe

Deixe um comentário