Tudo o que você precisa saber sobre a vantagem competitiva sustentável

Quando uma organização investe em estratégias para obter uma vantagem competitiva sustentável sobre os seus concorrentes, a chance dela se consolidar no mercado aumenta significativamente. Prova disso é que há no mercado grandes marcas, tais como a Uber, Netflix e Spotify, que tiveram um início de exploração de novos modelos de negócios — à época pouco conhecidos —, e que se tornaram, posteriormente, referência em suas áreas.

De modo geral, apostar em vantagens competitivas sustentáveis torna as marcas mais presentes na mente do seu público-alvo, o que consequentemente as permitem assumir um papel de protagonismo em relação a escolha do consumidor frente a necessidade de determinado produto ou serviço. O diferencial, neste caso, é que não é necessário investir mais recursos para manter essa vantagem presente no longo prazo.

Portanto, se quer saber como destacar sua empresa no mercado em que ela está inserida, veio ao lugar certo. Continue a leitura e fique por dentro das melhores estratégias!

O que é vantagem competitiva sustentável?

Não é novidade para nenhum empreendedor que manter um negócio competitivo hoje em dia é uma tarefa altamente complexa. Com a elevação do nível de competitividade, tornou-se imprescindível que os negócios busquem maneiras alternativas para se destacarem da concorrência e, assim, ganharem a preferência dos consumidores.

Esse é o cenário em que nasce o que chamamos de vantagem competitiva sustentável. Em termos simples, ela nada mais é do que um conjunto de fatores e estratégias que podem posicionar as marcas um passo à frente dos seus concorrentes, isto é, das empresas que também dividem o mesmo espaço.

Sendo assim, uma vantagem competitiva sustentável trata da capacidade que um negócio tem de conquistar uma parcela mais expressiva do mercado, de modo que tais ações não se envolvam em uma despesa maior. Portanto, essa é a melhor maneira de garantir bons resultados e por um tempo maior.

Por que investir nesse tipo de estratégia?

Um dos benefícios da vantagem competitiva sustentável é permitir que as marcas mantenham-se um passo à frente de sua concorrência, especialmente no longo prazo. Além disso, como já ressaltamos, merece destaque o fato de que essa vantagem não implica em investimentos altos ou a contratação de mão de obra especializada, por exemplo.

Diferentemente disso, a vantagem competitiva pode se mostrar sustentável no decorrer da trajetória da sua empresa e contribuindo para a saúde financeira do negócio — sem mencionar seu papel na fidelização dos seus consumidores. Ressalta-se também a sustentabilidade como maior vantagem competitiva, já que ela é mantida além do tempo.

Outro ponto que também configura um diferencial importante da vantagem competitiva sustentável é a oportunidade de gerar maior valor aos clientes. Afinal, ela tem capacidade de gerar pontos positivos e de relevância para o consumidor. Porém, essa é uma estratégia que não se pode substituir. Isso significa que ela deve ser algo que somente você pode oferecer, sendo impossível que outros concorrentes sejam capazes de reproduzi-la.

Como conseguir uma vantagem competitiva sustentável?

Tendo em vista seus vários benefícios, investir em ações que promovam esse tipo de vantagem para o seu negócio é de fato um aspecto extremamente relevante. No entanto, atingir esse nível de competitividade sustentável exige esforço, o que não acontece da noite para o dia. Sendo assim, é interessante pensar em alguns dos seus pilares. Saiba quais são:

1. Análise da concorrência

De modo geral, para tornar um negócio de fato competitivo, é necessário utilizar algumas ferramentas de análise da concorrência. Assim, além da matriz SWOT, você deve ponderar aquilo que chamamos de as 5 forças de porter:

  1. Ameaça de substituição;
  2. Ameaça de nova entrada;
  3. Poder do cliente;
  4. Poder do fornecedor; e
  5. Rivalidade competitiva.

2. Gestão de risco

Para investir em qualquer negócio, naturalmente as empresas acabam assumindo alguns riscos. Sendo assim, é necessário dispor de ferramentas que também possam facilitar a detecção de tais riscos, bem como a elaborar ações para contornar eventuais problemas em tempo hábil.

Uma forma simples de gerenciar os riscos é através da APR (Análise Preliminar de Riscos), que consiste basicamente no uso de tabelas onde se registram eventuais ameaças, que por sua vez são classificadas de acordo com o seu nível, em que 1 representa um risco baixo, 2, risco médio e 3, ameaças mais significativas.

3. Softwares de gestão

O uso da tecnologia é cada vez mais comum hoje em dia, sendo, inclusive, fundamental para o sucesso das organizações. Não à toa, muitas empresas que se estruturam inicialmente para contar com as melhores ferramentas acabam tornando-se também líderes em seu segmento, haja vista que a aplicação de tecnologias é um caminho seguro para o crescimento sustentável e escalável de qualquer empresa.

4. Métricas e monitoramento

Gerenciamento sem métricas é uma condição que está fadada ao fracasso. Nesse sentido, é ideal estabelecer indicadores-chave de performance (KPIs) que traduzam os números de evolução da sua empresa. Quer alguns exemplos? Veja os indicadores mais comuns:

  • ROI (Retorno sobre investimento);
  • Ticket médio;
  • EBITDA, etc.

5. Experiência do consumidor

Por fim, não se pode estabelecer uma vantagem sobre os concorrentes sem antes entregar uma boa experiência de compra aos clientes. Basta lembrar que cada vez mais as pessoas estão se preocupando com um atendimento de qualidade, bem como a construção de um relacionamento com suas marcas de consumo. Logo, não é mais interessante o fator preço e qualidade dos produtos ou serviços se estes não estiverem acompanhados de boas experiências.

Como a metodologia ESG pode trazer vantagem competitiva, afinal?

Nos últimos anos, um conceito vêm ganhando destaque no universo corporativo: o ESG, que nada mais é do que investimentos Ambientais, Sociais e de Governança. O que poucas pessoas consideram é sua importância sobre a vantagem competitiva sustentável de um negócio. 

Porém, integrar essa decisão de investimento a um negócio pode contribuir para aplicações mais assertivas, tendo em vista que elas podem ocorrer baseadas em um desempenho generalista e não apenas focado na performance financeira.

Outro ponto importante é que as organizações em conformidade com a ESG apresentam melhor Governança Corporativa, desempenho satisfatório em relação ao cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade, além de apresentar uma menor inconsistência em seus investimentos.

Nesse contexto, o ESG contribui para aumentar os esforços de sustentabilidade da empresa, além de facilitar a gestão de recursos de maneira eficiente, ao mesmo passo em que estabelece soluções viáveis para questões sociais, criando assim uma melhor vantagem competitiva sustentável.

A WePlanBefore tem como objetivo aplicar estratégias interligadas ao ESG, pautadas na prevenção de riscos e crises, sempre respeitando o meio ambiente e as pessoas. Com isso, é possível registrar também um melhor desempenho das organizações, especialmente sob o olhar das boas práticas de sustentabilidade no Brasil e no mundo.

E então, quer saber mais sobre como implantar ESG na empresa e torná-la mais sustentável e valorizada? Então, fale conosco e descubra como podemos ajudar sua marca.