Afinal de contas, o que é assessoria de imprensa 360º?

Você já deve ter ouvido falar em assessoria de imprensa 360°. Não? Mas sobre comunicação integrada certamente já.

Vamos falar sobre essa solução que auxilia empresas, organizações e marcas a construírem sua reputação por meio de ações que englobam planejamento, estratégias e a utilização dos meios de comunicação para a promoção de produtos ou serviços. 

Porém, para  entender a comunicação 360° é necessário trazer um personagem importante para essa conversa: o assessor de imprensa 360°. Esse profissional tem o papel de estreitar o relacionamento com o cliente fazendo uso de uma comunicação clara e objetiva. A expressão comunicação integrada já nos indica que ela prevê a participação dos mais diversos canais, sejam eles on ou offline. Da mesma forma que vem à tona a conotação multidisciplinar, já que ela engloba jornalistas, relações públicas, publicitários, além de profissionais de marketing.  

Identificando as melhores oportunidades

Antes de mais nada, é preciso identificar que canais seu público se encontra. É lá que você deve estar para se comunicar. Garantir o diálogo com os clientes é importante, mas é necessário ficar atento às plataformas onde é possível renovar sua clientela. Nesse sentido, quem vai gerir esse trabalho deve fazer uso de um discurso alinhado, independente do canal, mas abordando de acordo com a característica de cada uma. 

Um exemplo disso, é uma marca que seu público se concentra no Facebook, mas que mantém divulgações no Instagram ou na televisão. Ela precisa “falar a mesma língua” respeitando a característica de cada mídia, isso inclusive engloba os formatos de card ou vídeos. É comum que algumas empresas postem o mesmo material em todas as redes sociais e quando vão avaliar as métricas se deparam com engajamentos baixos e não se dão conta disso. Um trabalho profissionalizado faz toda a diferença nesse aspecto.

Fazendo a melhor escolha

Atualmente, há a necessidade de estar presente nas mais diversas plataformas e usar as tecnologias para conversar com o seu cliente. A comunicação integrada é efetiva porque afina a estratégia da empresa e ao mesmo tempo aproxima  seguidores/espectadores transmitindo seu pensamento de forma coesa e clara, independente do meio que ela pretende se comunicar.