Brasileiros têm baixo hábito de leitura na era digital

Livros! A importância deles em nossas vidas é quase indescritível: nos trazem conhecimento sobre diferentes assuntos e temas que queremos abordar, curiosidades, história, contos, fatos e tantas outras coisas. 

Basicamente tudo que sabemos e aprendemos ao decorrer de nossas vidas vieram de livros escritos por pessoas que tinham o entendimento ou a criatividade sobre determinado assunto e resolveram compartilhar através de um livro sua visão.

Pelos livros somos ensinados, instigados e levados a outro universo, onde conseguimos fazer parte ativa da história e compreendemos o ponto de vista apresentado.

Livros na era digital

Com o tempo, as pessoas acabaram perdendo um pouco o interesse na leitura. Para alguns, deixou de ser um entretenimento e tornou-se uma obrigação para realizar atividades de escola, faculdade ou entender sobre algum assunto específico, deixando assim de ser algo interessante.

Estima-se que, em 2020, 52% dos brasileiros tinham o hábito de leitura, número que diminuiu 4% em comparação com a última pesquisa em 2015. Quando olhamos a pesquisa feita pela faixa etária, é possível perceber que a maior porcentagem está concentrada em pré-adolescentes de 11 a 13 anos. 

A faixa corresponde a 81% dos  amantes da leitura, o que nos faz reforçar a ideia de que a era do livro digital pode ajudar muito o aumento de conhecimento e porcentagem de leitores no Brasil. Com a evolução para o formato digital, muitos jovens e adolescentes voltaram a ver a leitura como uma forma agradável de entretenimento, além da praticidade de ter o livro sempre em mãos, sem maiores dificuldades.

 4 Livros de Gestão de Crise e Comunicação que você precisa ler!

Visto que atualmente uma das coisas que mais precisamos prezar é a comunicação e o gerenciamento de tantas crises, indicamos a seguir quatro livros, escritos por autores que já participaram de episódios do nosso podcast “Gestão sem crise”:

1 – Gestão de Crise e Comunicação – João José Forni 

O livro de João José Forni expressa a teoria e a técnica de gestão de crise, além de trazer algumas análises críticas sobre acontecimentos de grandes crises no mundo corporativo, em sua visão de profissional com mais de 30 anos na área da comunicação.

2 – Marcas Influenciadoras Digitais – Carolina Frazon Terra

Traz uma visão sobre como acontece a transformação das corporações no meio digital, analisando a fala de alguns autores importantes sobre o tema, expondo como ocorre o funcionamento das mídias diante a diversas pautas

3 – Gestão de Marca e Reputação Corporativa – Andrei Scheiner e José Dário Menezes

Um conjunto de teorias e práticas sobre o tema, facilitando o entendimento de qualquer público que se interessar pelo assunto principal abordado, trazendo à luz a importância da reputação para uma corporação, pauta que a cada dia mais tem sido levantada nas empresas.

4 – Caiu na Rede: E agora? – Patrícia B. Teixeira

Livro escrito pela diretora da We Plan Before, aborda a gestão de crise nas redes sociais, meio de comunicação que alastra notícias tão rapidamente e necessita de uma grande atenção diante de uma pré-crise, crise e pós-crise.