Sala de Situação ou CePrec: qual a importância de implantar na sua empresa?

A reputação, a operação e a sustentabilidade de uma empresa podem ser afetadas por diversas ameaças e riscos, sejam de origem interna ou externa, e envolvem clientes, fornecedores, funcionários, acionistas, órgãos reguladores, mídia, sociedade civil e poder público.

Para enfrentar contextos como crises corporativas, desastres naturais, ameaças cibernéticas e outros cenários que requerem coordenação intensiva e rápida tomada de decisão, as organizações precisam instalar uma Sala de Situação.

Essa sala não é apenas um espaço físico ou virtual, mas, sim, o coração pulsante da gestão de crises e emergências, onde informações cruciais são monitoradas, decisões estratégicas são tomadas e coordenação eficaz é garantida.

Uma Sala de Situação reúne equipes multidisciplinares para monitorar, analisar e responder a eventos críticos e inesperados em tempo real.

Entenda os benefícios de uma Sala de Situação

  • Monitoramento em tempo real:  ferramentas tecnológicas que permitem monitorar dados, informações e feeds de várias fontes em tempo real, o que ajuda na compreensão atualizada da situação.
  • Comunicação eficiente: integrantes da sala de situação, equipes de campo, partes interessadas, autoridades relevantes e outros envolvidos precisam e recebem informações críticas e orientações para tomar decisões ágeis e colaborativas.
  • Informações centralizadas: a sala de situação reúne informações de várias fontes e as organiza de maneira coerente. Isso permite uma visão abrangente da situação e ajuda na análise de dados.
  • Coordenação de recursos: durante crises o centro de comando coordena o uso eficiente de recursos, como equipes de resgate, suprimentos, veículos e mais.
  • Plano de ação: as informações e análises em tempo real permitem que as equipes possam avaliar cenários, identificar riscos e implementar planos de ação coordenados. As decisões informadas ajudam a minimizar impactos negativos e orientam a resposta eficaz. No entanto, isso requer uma compreensão rápida da situação e a capacidade de avaliar as opções disponíveis.
  • Planejamento e estratégia: desenvolvimento de estratégias de resposta e planos de ação, com a alocação de tarefas específicas para as equipes de campo e a coordenação de esforços para alcançar os objetivos.
  • Compartilhamento de informações: simultaneamente ao gerenciamento da crise, a sala de situação é usada para informar o público, partes interessadas e a imprensa sobre a situação atual, as ações em andamento e quaisquer medidas de segurança necessárias.
  • Aprendizado contínuo: a sala de situação realiza a análise pós-evento, a revisão do desempenho e as lições aprendidas, para orientar melhorias em operações futuras.

Esteja preparado para eventos inesperados com o CePrec

Como a Sala de Situação é a representação tangível da capacidade de uma organização em enfrentar desafios, manter a calma sob pressão e tomar decisões fundamentadas, é inegável que seja necessário às organizações investimentos para criar um centro de comando robusto. Ele servirá não só para uma estratégia de negócios inteligente. Será um passo vital para garantir a resiliência diante do imprevisto.

O termo genérico de Sala de Situação recebe, na WePlanBefore, o nome de CePrec (Centro de Prevenção, Preparação e Resposta a Emergência e Crise), sistematizado na metodologia 2Ps e 2Rs, alinhada com as práticas e frameworks de institutos internacionais reconhecidos como referenciais para a gestão de riscos e crises com as seguintes diretrizes:

- Prevenção, ao atuar na mitigação das ameaças e riscos para definir os que serão aceitos ou transferidos.
- Preparação, que é o uso da inteligência para planejar as ações de resposta aos riscos não mitigados ou desconhecidos.
- Resposta, na criação de mecanismos para decidir rápido, agir assertivamente e mobilizar eficientemente as equipes envolvidas.
- Recuperação, que se traduz em explorar os mecanismos que irão garantir a recuperação rápida dos elementos críticos com o menor impacto ao negócio.

Além disso, utilizamos o recurso de um Sistema de Comando de Incidente (SCI), modelo de gerenciamento desenvolvido para comando, controle e coordenação em resposta a uma emergência com o objetivo da estabilização do incidente e a proteção à vida, à propriedade e ao meio ambiente.

Quer saber mais? Solicite um orçamento

Aqui na WePlanBefore buscamos e pensamos em soluções resilientes e inovadoras. Investimos tempo no que acreditamos: planejamento, antes de tudo. Inteligência em Riscos e Respostas à Crise. Você chegou ao lugar certo.